Não duvide, foi por você

A novela Jesus traz uma das passagens bíblicas mais significativas para a Humanidade

Imagem de capa - Não duvide, foi por você

Depois de dois anos da primeira exibição, a novela Jesus está sendo reprisada pela Record TV. A produção é um tipo de teledramaturgia que não fica velha e cuja mensagem não perde a validade, diferentemente das novelas contemporâneas. Isso pode ser comprovado nos capítulos que apresentam uma das passagens mais significativas das Escrituras Sagradas: a crucificação do Senhor Jesus.

As cenas retratam o momento em que Jesus (interpretado pelo ator Dudu Azevedo) perde a Sua própria vida em prol de toda a Humanidade, como é relatado no livro de João 19.16-19: “Então, Pilatos o entregou para ser crucificado. Tomaram eles, pois, a Jesus; e ele próprio, carregando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico, onde o crucificaram e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio. Pilatos escreveu também um título e o colocou no cimo da cruz; o que estava escrito era: Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus”.

A trama
A novela mostra que, depois de ser condenado, Jesus é obrigado a carregar a própria cruz até a colina de Gólgota. Ferido e exausto, o Filho de Deus é pregado na cruz pelos soldados romanos de maneira cruel. O soldado Longinus (Sacha Bali) ergue a cruz com o Messias pregado nela. Jesus, então, é crucificado entre os ladrões Dimas (Fifo Benicasa) e Gestas (Flávio Pardal). Tiago Justo (Gil Coelho) vê o Irmão crucificado e chora de remorso. Maria (Cláudia Mauro) sofre ao ver o estado de seu Filho. Jesus diz que está com sede e o soldado romano Caius (Felipe Roque) lhe estende uma esponja suja de vinagre.

Está consumado
Durante uma reunião no Templo de Salomão, o Bispo Adilson Silva esclareceu que, após a crucificação, o Senhor Jesus teve sede e pediu água, mas foi-lhe dado vinagre, como está escrito no livro de João 19.28-30: “Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede. Estava, pois, ali um vaso cheio de vinagre. E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca. E, quando Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”.

Não duvide,  foi por você

O Bispo enfatizou que o vinagre potencializa a dor de uma pessoa com feridas. “Então, quando Jesus bebeu o vinagre, a dor que Ele sentia foi ainda maior e Ele disse: ‘Está consumado’. Essa é uma das frases mais importantes e expressivas das Escrituras Sagradas”, pontuou.

O Bispo ainda destacou que, com a crucificação, o Senhor Jesus resolveu todos os nossos problemas e, por isso, estamos livres. “Jesus resolveu o problema da Humanidade. Ele pagou pela nossa redenção, tomou sobre Si as nossas dores e levou sobre Si os nossos pecados”, ensinou.

Essa é a mensagem que a cruz nos transmite: de que somos livres, pois Jesus se entregou em nosso lugar para que, assim, tivéssemos vida.

Audiência
As cenas da crucificação de Jesus, como tantas outras que a produção da Record TV aborda, têm ensinado milhares de telespectadores pelo mundo. Uma prova disso é o sucesso que a novela Jesus (Jesús, em espanhol) tem feito na televisão argentina. A atração foi a mais assistida durante os 100 dias de quarentena obrigatória no país. Exibida no horário nobre pelo canal Telefe, a trama, escrita por Paula Richard e com direção-geral de Edgard Miranda, venceu, com 12,4 pontos de média, novelas argentinas, realities, programas sobre o novo coronavírus, jornalísticos e outra novela brasileira exibida pela concorrência.

Os 40 primeiros capítulos de Jesús também alcançaram a maior audiência na Argentina em 2020. No Brasil, você confere a novela de segunda a sexta-feira, a partir das 21h45, na Record TV.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Fotos: Edu Moraes