Não é sobre os outros, é sobre você!

Ainda que seja difícil e doloroso, deixar de olhar para o erro alheio e observar a si mesma é o único caminho para ser alguém melhor e agradar a Deus. Aprenda a fazer isso

Imagem de capa - Não é sobre os outros, é sobre você!

“Você viu o que aquela pessoa fez?” Provavelmente, você já disse essa frase em rodas de conversa ou ela já surgiu diversas vezes em seus pensamentos. Isso porque observar o que as outras pessoas ao seu redor fazem é um comportamento muito frequente no ser humano, como notar o jeito, as características, as reações ou, principalmente, os defeitos de quem está por perto. Contudo, ainda que comum, esse comportamento é nocivo para o crescimento pessoal. Afinal, como ser uma pessoa melhor se a sua atenção estiver no que o outro está fazendo ou sendo?

Uma vida diária com Deus

Encarar os próprios erros não é confortável, mas é o único hábito que pode levar alguém à mudança e ao crescimento tanto pessoal como no relacionamento com Deus. Baseada na passagem bíblica de Isaías 10.1-17, que inspirou um dos episódios da série Meditação da Palavra, disponível no Univer Vídeo, Cristiane Cardoso citou esse assunto. Ela afirmou que muitas pessoas não observam a si mesmas e esse é um dos motivos pelos quais algumas começam bem na sua caminhada com Deus, mas terminam mal.

Ela enfatizou que a queda de uma cristã não ocorre de um dia para o outro, pois a vida com Deus é uma conduta diária. Nesse sentido, se não houver atenção todos os dias à vida espiritual, a tendência é se afastar de Deus e, consequentemente, deixar de servi-Lo. Para evitar isso, ela aconselhou: “Você não pode olhar para o que a pessoa fez ou deixou de fazer, justificando que você não faz aquilo, mas observar o que você faz ou deixa de fazer”.

Na prática

Ao se comparar com outras pessoas e não enxergar os próprios erros, a mulher cria uma falsa sensação de justiça e tem a impressão de que está agradando a Deus, mas, conforme Cristiane ressaltou, há sempre algo a ser mudado: “Talvez você tenha mudado algumas coisas e se achado o máximo, mas sempre há algo que precisamos remover, seja um jeito, seja uma mania ou um pensamento. Se fôssemos perfeitas, já estaríamos no Céu”.

Portanto, se você deseja evoluir e estar mais próxima de Deus, pergunte a si mesma: “O que Ele espera de mim?” Reflita sobre o que está ou não fazendo, sem se importar com as outras pessoas. “Esse é o pensamento que nos guarda, pois olhamos para nós mesmas e procuramos entender o que Ele quer nos falar e ensinar. Então, em vez de ficar revoltada contra tudo e contra todos, avalie-se. Nada acontece por acaso e Deus permite que as situações ocorram para nos conhecermos e sabermos o que precisamos mudar”, concluiu Cristiane.

Godllywood

Assista à Meditação da Palavra de segunda a sexta-feira, às 8 horas, no Univer Vídeo, e siga o perfil @godllywoodoficial no Instagram.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Confira também os seus conteúdos no perfil @folhauniversal no Instagram.

Folha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Camila Dantas / Foto: Marco_Piunti/getty images