Não há felicidade sem estabilidade
Na palestra desta quinta-feira (23), Renato e Cristiane Cardoso deram continuidade a segunda fase da Reconstrução do Eu
“O alicerce é o que dá estabilidade numa construção”, afirmou Renato Cardoso ao dar início à palestra desta quinta-feira (23), no Templo de Salomão.
- “Ninguém constrói algo do chão para cima. Você tem que cavar para construir o alicerce, porque a casa estará sujeita às intempéries, frio, chuva, tremor de terra, etc. E a única coisa que vai garantir que a casa continuará de pé é o alicerce”.
Por que é importante:
De acordo com o palestrante, muitas pessoas não entendem que não existe um “eu” feliz se ele não for estável. Da mesma forma, um casamento para ser feliz tem que haver estabilidade. E não se trata de estabilidade financeira, mas a emocional, mental, espiritual e de caráter.
Como saber se o seu “eu” não é instável:
Quando o caráter não está construído sobre um alicerce forte a pessoa que está ao seu lado não sabe o que esperar de você. E caráter é o que um casamento precisa mais do que qualquer outra coisa.
- Cristiane Cardoso destaca que quando você não tem aquilo que as pessoas dizem que você precisa para ser feliz, mas mesmo assim você está bem, significa que você não é uma pessoa instável, que depende de fatores externos.
- “A pessoa instável no caráter ela depende da situação. Ela sabe, por exemplo, que falar a verdade é o correto, mas dependendo da situação ela mente. Ela muda muito de acordo com o que está acontecendo. Tem gente que é tão instável no humor dela que se chove ela fica triste”, observa.
Cristiane acrescenta ainda que a pessoa instável se torna muito vulnerável. Daí a razão de tantas pessoas caírem em depressão, terem desejo de suicídio e desistirem de si mesmas. A exemplo daquelas que dizem não querer se casar por causa de uma experiência ruim do passado.
O alicerce do seu eu:
Você precisa fazer a si mesmo estas perguntas:
- Qual tem sido o alicerce do meu eu?
- Onde eu tenho construído o meu eu?
- O que é a minha base?
Se você for sincero e verdadeiro nas respostas, elas poderão responder as outras perguntas que você tem feito na sua vida, afirma Renato. Ele acrescenta ainda que dinheiro, sucesso, o marido, a esposa, não podem ser a base da nossa vida, porque se você perder tudo isso, irá desmoronar.
Avalie-se:
Quando a Palavra de Deus é a sua base seu passado pode ter sido horrível, mas você sabe que Deus te dá uma nova base para reconstruir a sua vida.
As pessoas têm uma ideia completamente errada de si mesmas e começam a ter problemas de insegurança, complexo de inferioridade e ficam o tempo todo se comparando com as outras pessoas. Então, olhe para si mesmo e se avalie, aconselha Cristiane. Pois quando você fica olhando para o erro da outra pessoa, não enxerga o seu próprio erro que muitas vezes está contribuindo para o erro da outra pessoa.
A Palavra de Deus como alicerce:
Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal. Provérbios 1:33
- “Tire esses alicerces falsos da sua vida, suas emoções, seus achismos, seu passado, e coloque a Palavra de Deus como a sua base. Porque essa Palavra é mais firme que o chão embaixo dos seus pés. O que mantém a terra sobre o nada? É a Palavra”, finaliza, Bispo Renato.