Não permita que as dívidas o levem à ruína
Gastos em excesso podem gerar tristeza, desânimo e depressão, segundo pesquisa. Saiba o que fazer para se livrar desse mal
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com 602 consumidores com dívidas em atrasos há 90 dias, aponta que dois em cada três (65,6%) inadimplentes se sentem tristes, desanimados e deprimidos por conta das dívidas. E o pior: dos entrevistados, 16,8% recorrem a vícios, como o cigarro ou álcool.
Como controlar os gastos
Vícios só vão piorar ainda mais a situação. Em momentos de desespero e preocupação é preciso se esforçar e buscar a organização das contas.
“Virou coisa normal fazer crediário e comprar parcelado. A ponto de algumas pessoas terem vários cartões de crédito e usarem até o limite de todos eles. Isso tem levado muita gente a endividamentos astronômicos”, comenta o escritor Jadson Edington, autor do livro “50 tons para o Sucesso”.
Segundo Edington, algumas situações podem piorar o endividamento, como pagar o mínimo do cartão de crédito, entrando no rotativo, usar o limite do cheque especial e fazer empréstimos para cobrir as contas.
Por isso, para quem quer sair dessa condição que pode levar à ruína, algumas dicas são fundamentais. “Planeje e não gaste dinheiro de bobeira. Não importa o salário que você ganha hoje, o que importa é o que você tem feito com ele. Não gaste à toa, não gaste sem pensar. Não ande pela cabeça dos outros. Todas as suas despesas têm de ser conscientes”, alerta o escritor.
Refaça as suas contas e veja o que pode ser feito para melhorar. Muitas vezes, as pessoas fazem gastos desnecessários, como comprar uma roupa ou um sapato, por exemplo. Agir com calma é essencial. Não se precipite. Com cautela e organização é possível sair do endividamento. E, o mais importante, não se endividar novamente.
Se você está com a vida financeira toda enrolada, que resolver a situação mas não sabe como, participe do Congresso para o Sucesso, que acontece todas as segundas-feiras, especialmente, às 22h, no Templo de Salomão, região central da capital paulista. Ou clique aqui para encontrar uma Universal mais próxima da sua casa. Você ainda pode conversar agora mesmo com um Pastor Online e receber uma orientação espiritual.