Não se apegue aos erros

Para mudar de vida, mude a forma de pensar

Imagem de capa - Não se apegue aos erros

Há homens que preferem tentar provar que estão certos e buscar qualquer evidência disso do que admitir um erro e mudar seu pensamento. Segundo o Bispo Renato Cardoso, “muitas pessoas assumem esse tipo de postura porque se apegam aos pensamentos do mal e não admitem pensar de forma diferente”.

E quais seriam esses pensamentos do mal? No mundo masculino, não são poucos. Quando um homem não finca sua base espiritual em Deus, em Sua sabedoria infinita e em Seus preceitos, tende a pensar por sua própria e finita conta. Quando algo dá errado, ele tende a arrumar desculpas para justificar o fracasso, defende seu ponto de vista errado e culpa as circunstâncias.

Salomão foi um exemplo de sabedoria, mas nem sempre foi assim, infelizmente. Deus lhe deu a sabedoria que ele pediu, mas, para que fosse usada, dependia da vontade do rei e filho de Davi. Quando as decisões de Salomão eram tomadas segundo o que o Espírito Santo lhe dizia, o acerto era inevitável. Quando o monarca deixava seu lado humano se sobrepor, elas eram infelizes, como a de unir-se a mulheres que não compartilhavam da mesma fé e negligenciar a administração do reino a ponto de ele se dividir.

Um homem realmente sábio deve querer a sabedoria Divina e, tendo-a, deve usá-la. Quando ele está aberto a um olhar superior ao seu e não se prende ao orgulho de querer domar a vida só na força do braço, consegue superar problemas em diferentes áreas.

Na vida amorosa, o homem que se fia em si mesmo pode cair na armadilha do machismo (algo bem diferente de masculinidade). Em sua teimosia de não ouvir a esposa e impor sua vontade tiranicamente, ele só consegue afastá-la cada vez mais. Um homem sábio segundo Deus dá valor à companheira, a respeita e tudo entre eles é construído a quatro mãos.

Nas finanças não é diferente: se o sujeito deixa o dinheiro falar mais alto, ele abre caminho para a ganância. Também há o risco de gastar errado seus ganhos e se endividar ou mesmo se ver infeliz com muitas conquistas materiais vazias para agradar o ego. Um homem guiado por Deus administra seus recursos e raramente passa por escassez.

Na carreira, o homem de Deus não deixa o ego inflar nem acha que é melhor do que seus subordinados. Ele não questiona seus superiores por se sentir inferior a eles, mas usa argumentos claros para pleitear algo para si e sua equipe. O Próprio Senhor Jesus tinha autoridade inquestionável sobre os discípulos, mas era humilde e correto com todos, pois antes de tudo colocava a Vontade do Pai acima da Sua.

Voltando ao Bispo Renato, ele diz que “o homem de verdade não tem dificuldade em mudar o pensamento quando vê que uma nova ideia é melhor do que aquela que até então ele defendia com unhas e dentes. Humildade é a grande mãe da inteligência. Quando algo dá errado, não foi porque Deus quis, mas porque você não quis Deus”. Encontramos um exemplo na Bíblia: “ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus.”(1 Coríntios 3.18-19).

Bancar o “macho alfa” a ferro e fogo, na base do “eu mando aqui”, e querer provar que está sempre certo podem parecer estratégias atraentes para os fracos de cabeça, mas quem se submete a Deus está bem longe de ter a mente fraca para cair em uma armadilha tão mesquinha.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty images