Por que Davi foi capaz de errar tanto?
Entenda o que fez um homem que tinha o coração segundo o de Deus ser capaz de cometer tamanha atrocidade e injustiça
Quem está assistindo “Reis – O pecado” tem acompanhado o declínio espiritual de Davi. Em um curto espaço de tempo, ele se transformou em um traidor, adúltero e assassino. Traiu a Deus, a quem sempre colocou em primeiro lugar, traiu as suas convicções, Israel, seu exército, as esposas, e ainda arquitetou a morte de Urias – um de seus valentes mais leais.
Quando não priorizamos a vontade de Deus:
“Um tempo atrás, lá estava ele dançando e louvando a Deus enquanto trazia a Arca da Aliança para Jerusalém. E, de repente, o rei Davi foi para o oposto disso, se escondendo de todos e envergonhando a Deus”, observou a autora, Cristiane Cardoso.
O fato é que com Davi aprendemos que mesmo aquele que tem um coração segundo o coração de Deus pode cair se não vigiar, se não permanecer renunciando as suas vontades para priorizar a vontade de Deus.
Foi o que aconteceu com Davi quando preferiu ficar no palácio descansando em vez de ir para guerra lutar por Israel com o seu exército como sempre fez. “Eu já lutei muito, agora eu quero descansar”, argumentou.
Nesse momento, pela primeira vez, Davi estava colocando a sua vontade acima da vontade de Deus. Era o início da sua queda.
O pecado nos torna irreconhecíveis:
Por isso, a partir do momento que Davi escolheu pecar e esconder o seu pecado – porque na tentativa de esconder cometeu erros ainda piores -, ele estava decretando a sua morte espiritual. E é por essa razão que agora vemos um Davi sem brilho, com um semblante caído, desfigurado pelo pecado, sem coragem nem sequer de olhar nos olhos daqueles que sempre o admiraram. É isso que o pecado faz, rouba a nossa verdadeira essência e nos torna irreconhecíveis.
O resultado de um coração sincero:
Contudo, embora Davi tenha chegado ao ponto que chegou ele não era hipócrita, por isso ocultar o seu pecado estava lhe fazendo tão mal e lhe corroendo por dentro. E Deus sabia disso, por isso, enviou o profeta Natan até ele, para libertá-lo daquela prisão que ele mesmo havia se colocado, dando-lhe a oportunidade de confessar o seu pecado, se arrepender sinceramente e restaurar a sua comunhão com o Altíssimo, e assim ter de volta a alegria da Salvação.
Mas isso você verá nos próximos episódios. Não perca!