“Não sei o que fazer com a minha sogra”
O que fazer quando a sogra não é uma pessoa agradável? Durante o programa Escola do Amor Responde, a aluna Raiane comentou que sempre tenta agradar a sogra e até insiste para que o esposo fale com a mãe, pois, segundo ela, se depender dele, ele não entra em contato. Contudo a sogra sempre a trata mal. A aluna disse que o marido foi abandonado pela mãe quando ainda era muito novo. Por não ter sido criado por ela, o esposo não tem muita afinidade com a mãe. Raiane afirmou que a sogra surgiu “do nada” quando o casal começou a namorar, dizendo que a aluna tinha roubado o filho dela. Raiane contou que não sabe mais o que fazer sobre essa situação com a sogra.
RAIANE – Li um texto no blog da Cristiane Cardoso que falava sobre a relação entre nora e sogra, mas minha experiência é diferente da descrita. Eu sempre tento agradar minha sogra, mando mensagens e insisto para que meu esposo fale com ela, pois, se depender dele, ele nem liga para ela. Mas ela sempre me trata mal. Ela abandonou o meu marido quando ele era muito novo e ele sempre foi independente. Por não ter sido criado por ela, ele não se importa muito com ela. Quando começamos a namorar, ela apareceu do nada, dizendo que eu o tinha roubado dela e que nós não deveríamos ficar juntos porque minha família tinha dinheiro e a dele, não. Ela dizia que os meus pais são exemplos de pessoa e os pais dele são separados. Nós nos casamos e somos muito felizes, mas não sei o que fazer com a minha sogra. Juro que tento agradá-la em tudo, até presentes eu já mandei para a família toda. Ajudo sempre no que posso e me preocupo muito com ela, mas ela continua me tratando mal. Um tempo atrás, meu marido parou de falar com ela por causa dessas coisas. Sempre jogo flores e, em troca, recebo pedras. Como devo agir?
RENATO – Raiane, você tem que entender que há pessoas com as quais nós temos que seguir aquele conselho que Jesus deu aos discípulos, quando disse: “Quando vocês entrarem em uma casa ou uma cidade e as pessoas de lá não lhes receberem, sacudam a poeira dos seus pés e saiam” (ver Mateus 10.14). Isso quer dizer que não devemos insistir para que as pessoas nos aceitem. Você está tentando insistir para que a sua sogra lhe aceite. Infelizmente, ela está demonstrando que é uma pessoa que tem muitas questões emocionais, psicológicas e talvez até espirituais, que fazem com que ela se sinta inferior e seja uma pessoa amarga. A pessoa amarga normalmente quer amargar a vida dos outros e, para isso, fica interferindo na vida dos outros e chateando as outras pessoas porque não é feliz consigo mesma. Aqui, normalmente, nós aconselhamos que você procure encurtar essa distância, que tente conquistar sua sogra, mas você já está fazendo isso e ela não retribui sua atitude. Você pode continuar fazendo o que é certo, sem esperar retorno. E não fique mais insistindo para que ela seja a sogra dos seus sonhos. Imagino que deve ser uma grande frustração para você não ter uma sogra com quem possa compartilhar bons momentos, mas essa é a sua realidade e você já sabia disso antes de se casar.
CRISTIANE – O importante é você não se cansar de fazer o bem, pois muitas pessoas erram nisso. Muitas noras pensam assim: “a minha sogra me maltrata, então vou maltratá-la também. A minha sogra não fala comigo, eu também não vou falar com ela”.
Acompanhe o Escola do Amor Responde pela Rede Aleluia, de segunda a sexta-feira, às 6h30 e às 11h30, ou pelo site blogs.universal.org/renatocardoso/escola
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!