“Não será assim entre vocês…”
Embora não seja possível separar completamente a autoridade da liderança, não acredito que este seja o caminho.
Em certo momento, durante o Seu ministério, Jesus adverte Seus seguidores para que não confundam uma posição de autoridade com o chamado para liderar.
“Então Jesus, chamando-os para junto de Si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a Sua vida em resgate de muitos.” (Mateus 20.25-28).
Como estavam correndo o risco de cometer esse erro, Jesus fez, de súbito, uma distinção entre como Ele desejava que eles liderassem e a maneira como as coisas normalmente funcionam no mundo. “Não será assim entre vocês”, Jesus diz. (Mateus 20.26).
Mas o que significa esse “não será assim”, a respeito da liderança a qual Jesus se refere? É o tipo de líder que busca autoridade para o seu próprio ganho pessoal. Ao contrário, Jesus argumenta que os melhores líderes, aqueles que abraçam a visão dEle de liderança, vão liderar como servos conscientes de suas responsabilidades e responder a um chamado divino. Você quer ser o tipo de líder “não será assim entre vocês”? Espero que sim.
Mesmo que você tenha autoridade e posição de liderança, um líder inspirador não precisa se aproveitar dessa autoridade. O tipo de líder “não será assim entre vocês” aprende que há formas de cultivar a influência e criar confiança. Jesus nos diz que essa é uma maneira mais poderosa de liderar e podemos exercê-la com ou sem autoridade.
O que você está fazendo hoje para cultivar a influência?
Autoridade não é liderança. Influência, sim, é liderança. Deus os abençoe!