Não tenha inveja de quem faz o mal e aparentemente “se dá bem”

Entenda o que as pessoas maldosas têm a ver com as ervas e as verduras

Imagem de capa - Não tenha inveja de quem faz o mal e aparentemente “se dá bem”

Você já percebeu que às vezes parece que quem faz o mal se dá bem, leva vantagem e, à primeira vista, não é punido pelo ato praticado? Muitas pessoas, sem se dar conta, acabam até invejando os aparentes bons resultados na vida dos malfeitores. Elas ficam indignadas com a atitude injusta de alguns, a exemplo do político que rouba e do motorista que corta o congestionamento pelo acostamento. Assim, elas passam a odiar comportamentos indevidos e acham que esse sentimento é justo.

Em seu canal no YouTube, o Bispo Edir Macedo falou a respeito do tema e citou o versículo bíblico dito por Davi: “Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura. Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na Terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração” (Salmos 37.1-4).

O Bispo sugeriu que, em vez de uma pessoa ficar olhando para o que os outros fazem de errado e para as supostas vantagens que recebem, ela deve olhar para si para que possa honrar a Deus com sua vida. “Quando uma pessoa olha para o nariz dos outros censurando, criticando e pensando mal a respeito do que os outros fazem de mal, ela falha. Deus está nos vendo 24 horas por dia”, disse.

Em outras palavras, quando o cristão deixa de olhar para si para olhar a vida do outro, ele perde o foco principal, que é a sua Salvação. Já em relação aos malfeitores, o Bispo lembrou que a felicidade deles é passageira. “Mude primeiro o seu pensamento e não fique olhando para os malfeitores, para os corruptos que se dão bem e que estão ostentando carros de luxo, jatos, aviões e uma vida toda desorganizada, mas mostrando para o mundo inteiro que estão se dando bem. Eles vão murchar, pois é isso que acontece com os malfeitores”, disse o Bispo.

Por isso, o cristão não deve focar em quem pratica o que é injusto, pois isso também é uma desobediência à Palavra. Quem está olhando para o outro esquece de si mesmo e dos próprios comportamentos e guarda rancor, que faz mal do ponto de vista físico e espiritual. Quando uma pessoa dá muita atenção à impunidade ao seu redor, ela passa a acreditar que também pode errar e ficar impune ou que “um pequeno erro como o do outro” não é nada.

Confie no Senhor e faça o bem

A Palavra de Deus ensina como agir para se manter no caminho do bem: “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá” (Salmos 37.5, Nova Versão Internacional).

Cada pessoa deve olhar para si, se preocupar em agradar a Deus e, sobretudo, confiar nEle. Todos querem que o Todo-Poderoso satisfaça seus anseios e faça a diferença em suas vidas, mas ignoram que o caminho para isso é, primeiramente, abrir mão da própria vontade para agradá-Lo. Quem confia em Deus faz o bem, renuncia a si, prova que Ele é o Primeiro em sua vida e, por isso, alcança o Seu favor. Seja um benfeitor.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Fotos: JJ Gouin, Cunaplus_M.Faba/GettyImages