Nas telas, uma questão milenar
Uma das cidades mais antigas do mundo, Jerusalém é um lugar de Fé e disputas, como mostra o novo documentário disponível na plataforma de streaming Univer Vídeo
O documentário Jerusalém – Cidade de Fé e Guerra está na plataforma de streaming Univer Vídeo desde 22 de novembro. Produzido pela CNN na Austrália em 2021, com direção de Richard Lopez, ele mostra um povo que luta pelo direito de existir e de se constituir como nação, como Deus prometeu. O filme faz uma viagem ao tempo para contar a história de Jerusalém a partir do ano 1000 a.C. – desde a terra de Canaã – e apresenta diálogos que evidenciam por que a Cidade Santa é foco de Fé e disputas.
Com seis episódios de cerca de 40 minutos cada um, a produção é um lembrete de uma das narrativas mais intrigantes da Humanidade e envolve questões como a intransigência e as constantes ameaças à paz, a partilha que não apenas remodelou os limites geopolíticos como aguçou guerras cujas justificativas se legitimam por convicções, a soberania, o sionismo e o reconhecimento aplaudidos por uns e desprezados por outros e, ainda, as diferenças que parecem irreconciliáveis.
À Folha Universal, a equipe do Univer lembra que os conflitos em Israel, infelizmente, não são recentes. “Desde o dia 7 de outubro de 2023, quando o grupo extremista Hamas realizou ataques coordenados contra civis em Israel, temos visto ainda mais notícias sobre conflitos na região. Contudo, quando os noticiários nos mostram o que acontece na Terra Santa, eles não nos contam a origem desses conflitos. O que parece ser algo inédito a cada nova notícia trata-se, na verdade, de uma história antiga, muito antes, inclusive, da criação do Estado de Israel. Por isso, quando jogamos luz para a origem das guerras na Terra Santa e entendemos as motivações que levaram Israel a guerras, desde muitos anos atrás, conseguimos entender os conflitos atuais”, divulga a equipe da plataforma.
Ao longo de todo o documentário, o público verá entrevistas com nomes de referência quando se trata de conflitos em Israel, como Emaney Jamal, professora de política na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos; Anthea Butler, professora de política na Universidade da Pensilvânia; e Robert Cargill, professor de estudos clássicos e religiosos da Universidade de Iowa. Dessa forma, a produção reúne “estudiosos de opiniões e religiões divergentes para que possamos entender por que a cidade de Jerusalém sempre foi o epicentro de conflitos, mesmo sendo considerada sagrada para três das maiores religiões do mundo”, destaca a equipe. Além disso, o documentário conta com dramatizações.
Relevância
Para o público, o documentário proporciona uma perspectiva mais ampla – inclusive sobre a Fé – e traz à tona fatos que, muitas vezes, não são destacados nos meios de comunicação tradicionais. “Ele nos convida a refletir sobre o passado para melhor entender as dinâmicas atuais e os desafios futuros de Jerusalém, revelando que essa cidade não é apenas um lugar geográfico, mas um símbolo de Fé e persistência para todos nós”, ressalta a equipe. A plataforma também tem séries originais sobre Jerusalém.
Bem acompanhado
Com mais de 10 mil horas de conteúdo, o Univer Vídeo é a maior plataforma cristã de streaming do Brasil. As produções disponíveis passam por uma rígida curadoria para que estejam totalmente alinhadas aos valores cristãos. São filmes, séries e documentários campeões de audiência, como Nefarious, À Procura da Felicidade, Neemias, Reis e Até Onde Ela Vai. Além disso, o Univer Vídeo é a única plataforma autorizada a transmitir as reuniões do Templo de Salomão e a Meditação da Palavra, com Cristiane Cardoso. Para assinar o Univer Vídeo, acesse univervideo.com.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!
(*) Colaborou: Equipe do Univer Vídeo