Neemias: um exemplo de liderança
Durante a palestra mensal para homens, o Bispo Allan Sena falou deste personagem bíblico
Por meio da leitura do livro bíblico de Neemias podemos aprender lições valiosas de liderança, Fé e atitude. Este personagem importante da história de Israel era um copeiro do rei Artaxerxes, da Pérsia. A função dele era, basicamente, preparar a mesa para as refeições no palácio e prevenir o monarca de ser envenenado durante elas, mas Neemias era especial.
Certo dia, ele soube, por meio de seu irmão, que o seu povo estava sofrendo em Jerusalém. Rapidamente, surgiu nele o desejo de ajudá-lo.
Então, pediu para que o rei Artaxerxes o liberasse para que pudesse executar esta missão. Chegando ao local, Neemias se revoltou contra aquela situação e bradou para o povo: “Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém e não sejamos mais um opróbrio.”
(Neemias 2.17).
Não aceite os problemas
Muitos homens vivem como aquelas pessoas dos tempos de Neemias: refugiam-se em desculpas para justificar seus fracassos. Alguns até já aceitaram a inércia e os problemas passivamente. Há ainda os que não se julgam capazes de grandes feitos. Contudo Neemias, que era um simples copeiro, mostra que não é preciso ter grande formação pessoal para fazer a diferença.
“Tem homem aqui para o qual Deus está falando: ‘Desperta!’ Porque, se você não despertar, você vai acabar sendo dominado pelo diabo.
Quando uma pessoa desperta, o Espírito Santo esclarece seu entendimento. Então, ela passa a ter direção, bons olhos e tudo de melhor.
Foi por isso que o sobrenatural aconteceu na vida de Neemias. Ele e o povo construíram um muro em 52 dias, mas, para que isso acontecesse, o povo teve que despertar”, concluiu o palestrante.
Portanto, entenda que apenas desabafar com alguém não vai resolver a sua situação, tampouco se acomodar e aceitar a estagnação são alternativas. Você precisa despertar – algo que só é possível por meio do uso da Fé.