Netflix: Pais reclamam e cancelam assinatura, após beijo gay em desenhos animados
Entenda o caso e a indignação das famílias dos telespectadores
Mais uma vez a Netflix surpreende de forma negativa os telespectadores, ao exibir dois desenhos animados voltados para o público infantil, com beijo gay entre os personagens.
Entenda o caso:
O primeiro desenho trata-se da segunda temporada de “Os 3 Lá Embaixo: Contos da Arcádia”, que possui classificação livre.
Em um episódio, duas personagens estão aflitas devido a um iminente fim do mundo causado por um ataque alienígena. Assim, as adolescentes receiam que isso aconteça sem nunca terem sido beijadas. Logo em seguida é exibida a cena das duas se beijando.
O segundo desenho foi a quinta e última temporada de “Jurassic World: Acampamento Jurássico”, com indicação de 10 anos, que também adicionou um beijo gay sem precedentes, ou seja, sem nenhum indicativo anterior que o mesmo poderia ocorrer, entre duas personagens do mesmo sexo.
Repercussão e críticas:
Devido à classificação indicativa ser para crianças e conter conteúdo de cunho sexual – o beijo – o Ministério da Justiça, que é responsável pelo Sistema de Classificação Indicativa Brasileiro, foi procurado para esclarecer o assunto.
No entanto, informou que “a política pública da classificação indicativa foi construída, ao longo do tempo, com a adoção de critérios que não admitem qualquer juízo de valor, qualquer diferenciação entre raças, religião, posicionamento político ou orientação sexual”.
Também foi explicado que a classificação é feita com base no fato de as produções terem teor sexual, nudez, violência e ou drogas, mas afirmou que o desenho em questão, no caso “Os 3 Lá Embaixo: Contos da Arcádia”, não se enquadra nelas.
Reclamações dos telespectadores:
Contudo, não é isso o que observa as famílias brasileiras, que inclusive recorreram ao site de denúncias de consumidores chamado Reclame Aqui, a fim de expor sua indignação com a Netflix.
- “Só para deixar claro, não tenho nada contra os gays. Meu melhor amigo é gay. Porém, é ridículo da parte da Netflix colocar isso num desenho para crianças, e ainda não deixar essa informação antes de assistirmos a série. Se fosse avisado, tudo bem. Minhas crianças não iriam ver. Mas o susto foi grande. Fui obrigado a parar de assistir, mas já exclui o aplicativo do celular. Agora vou cancelar a assinatura. Sei que o mundo está caminhando para piorar o senso de moral. Mas eu me senti desrespeitado e ofendido”, escreveu um telespectador no site Reclame Aqui.
- “Lutamos tanto para que não haja sexualização de crianças e adolescentes e o que percebemos é que a empresa não parece estar preocupada com esse assunto. A classificação da nova temporada deve ser alterada. Criança não namora”, reclamou outro consumidor, acerca do desenho “Jurassic World: Acampamento Jurássico”.
Relembre outros casos:
Apresentadora Renata Alves alerta sobre desenho animado com decapitação de crianças
Cineastas da Disney recebem passe livre para adicionar personagens LGBTQIA+ nas produções infantis
Grandes empresas perdem milhões por posicionamentos ideológicos
O que analisar:
A insatisfação com a plataforma de streaming, Netflix, tem gerado grandes índices de perdas de assinantes. Na última semana foi divulgada a queda de 970 mil assinantes durante o período de três meses.
Cabe agora às famílias, principalmente aos pais, ficarem atentos aos conteúdos vistos pelos filhos, ainda que esses tenham indicação livre e sejam voltados para o público infantil.