Ninguém colhe em terra alheia

Veja como fazer parte de uma geração de homens fortes que age com inteligência para ter sucesso

Imagem de capa - Ninguém colhe em terra alheia

Embora muitos não reconheçam, os homens, de modo geral, vivem uma crise bastante séria. Vários deles não tem coragem para buscar o que querem ou pior, nem sabem o que estão querendo. A inércia é seu estado de espírito mais frequente e a dúvida de como devem agir diante da vida é uma constante. É claro que se formos analisar, com mais profundidade, já não temos os homens vestindo armaduras para duelar por suas causas. As batalhas evidentemente são outras, mas não podemos ignorar que há certas características positivas masculinas que fazem do homem quem ele sempre foi.

Sobre isso, o Bispo Renato Cardoso reservou um momento durante o encontro da Terapia do Amor que aconteceu no último dia 8 de agosto e sentenciou: “hoje em dia vemos uma geração mais fraca de homens”. E emendou: “Deus fez o homem para ser forte do seu jeito. A mulher tem a força dela que é diferente, mas a força do homem que está sendo extraída, a sua masculinidade que está sendo tirada, que está sendo condenada, é o que acaba resultando muitas vezes num homem que a mulher não respeita e não admira”, disparou.

O pior acontece quando esse homem resolve comparar a sua vida com a de outros que estão em melhor patamar social, financeiro e cultural, por exemplo, e se sente um fraco. “Ele não entende que a pessoa que está lá em cima, normalmente não caiu no topo da montanha. Ela escalou e teve que gemer para chegar lá. Mas, por causa do mundo ansioso que promete o difícil e o sucesso com facilidade, as pessoas compram a ideia de que é possível ter isso sem se esforçar. E qual é o resultado disso? Pessoas frustradas que desistem facilmente porque elas tentaram por cinco minutos e não deu certo”, explicou.

Como disse certa vez Charles Chaplin, conhecido comediante de filmes mudos do século passado, ninguém colhe em terra alheia: “a pior ambição do ser humano é desejar colher os frutos que jamais teve a coragem e ou capacidade de plantar”. Na mesma toada, o Bispo Renato destacou o seguinte versículo bíblico (Mateus 25.23) da “Parábola dos Talentos” para entendermos como mudar esse tipo de situação: “Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor”. E explicou: “muitas vezes Deus dá o pouco para ver como a gente lida com o pouco, para então nos confiar mais. Não é assim que a gente trata nossos filhos? Não é assim que o patrão trata o empregado também? Deus quer que tratemos a vida assim e não ficarmos olhando para a pessoa que já está lá em cima, desejando o que ela tem, mas não querendo fazer o trajeto que ela fez para
chegar lá”. Por fim ele ainda lembrou: “você não deve se guiar pela sociedade, você tem que se guiar pela Palavra de Deus”.

Intellimen

Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou @intellimen, no Instagram, cumpra os desafios e participe das palestras.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Marco VDM/GettyImages