Noiva viraliza ao negar “ser submissa” durante cerimônia

O vídeo dos votos do casamento dela repercutiu na internet e levantou uma questão importante que, muitas vezes, é mal interpretada. Confira

Imagem de capa - Noiva viraliza ao negar “ser submissa” durante cerimônia

“Submissa, não!” – Essas foram as palavras que viralizaram, recentemente, no vídeo do casamento de uma noiva, em São Paulo. A analista de Recursos Humanos Inaiã Dias e seu, então, noivo Roney Barros repetiam as promessas ditas pelo celebrante, que mencionavam cuidado, respeito e submissão.

Porém, no meio do clima romântico, a noiva parou imediatamente na parte que citava “ser submissa”, se negando a repetir a frase.

Mais tarde, em entrevista a um site de notícias, ela argumentou: “Acho a palavra submissa muito forte e foi um choque ouvir. Nunca tinha visto isso em um casamento!”, disse.

Apesar de se dizer católica, ela ressaltou que “em pleno século 21, esse tipo de promessa nem deveria existir. Eu nem sabia que ele ia falar essa frase. Eu trabalho, assim como meu marido. Ninguém manda em ninguém, tem que existir respeito”, falou Inaiã.

Submissão inteligente

A palestrante e co-autora do livro Casamento Blindado, Cristiane Cardoso , deixa claro que a submissão nada mais é do que uma troca e não uma escravidão.

“Quando a mulher coloca o marido no papel que é dele, ele a coloca no dela. Não é porque eu me submeto a ele que ele vai fazer o que quiser comigo. Pelo contrário: porque eu me submeto a ele, ele faz questão de fazer as minhas vontades”, explicou.

Além disso, Cristiane ressalta que quando a mulher cumpre o seu papel de esposa, mãe e dona de casa não está se anulando. “A mulher tem o poder, a habilidade e a capacidade de ser excelente profissional e bem-sucedida sem ter que menosprezar o papel de auxiliadora que lhe foi dado por Deus”. 

E deixa um conselho: “Eu nunca me submeteria a ele se ele estivesse fazendo mal a mim, porque me amo e me respeito também. A submissão é inteligente”.

À luz da Bíblia

O Bispo Edir Macedo também explica, na Bíblia Fiel Comentada, o verdadeiro significado da submissão dentro do casamento.

A Palavra de Deus diz:

“Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor.” Efésios 5.22-23

Sobre o Texto Sagrado, o Bispo pontua que “o Altíssimo desejou que o ser humano vivesse na terra a mesma unidade que Ele vive no Céu. Isso seria possível por meio da harmonia na família e na Igreja. Diante disso, a orientação tão mal compreendida nos dias atuais para que a mulher seja submissa nada mais é que colocar a esposa sob uma missão. Ou seja, a partir do matrimônio, ela deve assumir o papel de auxiliadora, companheira, mãe, conselheira e edificadora do seu lar. “(…) como ao Senhor” mostra a intensidade e a voluntariedade dessa disposição. Assim como a Igreja se rende ao Senhor Jesus, a mulher deve ser humilde para compreender o seu papel. E à medida que obedece às Escrituras, sem ver nelas motivo para enfado, ela prioriza e agrada a Deus acima de tudo.”

Para entender mais sobre o papel da mulher e a sua importância na vida do marido, acompanhe pelo Univer Vídeo as meditações realizadas por Cristiane Cardoso, todas as segundas e sextas-feiras, às 8h.

imagem do author
Colaborador

Isabel Tavares / Foto: Reprodução