“Nós discutimos porque ele sempre quer agradar aos familiares”

Imagem de capa - “Nós discutimos porque ele sempre quer agradar aos familiares”

Durante a Escola do Amor Responde, os professores Renato e Cristiane Cardoso começaram o programa falando do ditado popular “parente é igual a dente”. Em seguida, eles compartilharam a história de uma aluna que disse que o marido a trata mal por causa da família e dos amigos. A aluna comentou que, recentemente, o casal recebeu em casa alguns familiares do marido dela, que fi cariam no local só um fi nal de semana, mas a estadia se estendeu por uma semana. Segundo ela, os parentes a incomodaram com som alto e isso gerou uma desavença entre o casal. Além disso, a aluna ainda comentou que ela e o marido sempre discutem por causa dos familiares dele e que o companheiro disse que, por causa disso, vai se separar dela.

ALUNA – Meu marido me trata mal por causa da família e dos amigos dele. Na última semana, recebemos uns parentes dele que iriam passar apenas um final de semana e acabaram ficando a semana toda. Ele só me avisou na hora que eles já estavam aqui. Eles ficaram com o som ligado e isso acontecia até as 5 horas da manhã, sendo que meu marido e eu levantamos às 6h30 para trabalhar. Falei com o meu marido e ele disse que sou chata, nojenta e que tudo me incomoda. Nós discutimos porque ele sempre quer agradar aos familiares e amigos. Ficamos sempre apertados porque ele manda dinheiro para os parentes. Ele me xingou, disse que tenho que ficar sozinha, que a família precisa dele e que vai se separar de mim. Depois, ele foi para outro quarto e nós não nos falamos mais. Acho que não posso fazer mais nada. Deus vai me cobrar se eu me divorciar?

CRISTIANE – Você pode ter cometido um erro em relação ao seu marido e à família dele, pois, quando você fala mal da família do seu cônjuge, você está falando mal dele, de onde ele veio, das pessoas que ele sempre conheceu e que fazem parte da vida dele. Então, por mais que essas pessoas errem, elas nunca deixarão de ser parte importante da vida dele. Você se casou com ele e com a família dele também. Você tem que ter respeito ao falar dos familiares dele, por mais que eles estejam errados. Claro que você não precisa aceitar tudo que eles fazem nem se sujeitar a eles, mas tem que ter cuidado com a forma como os trata.

RENATO – Se você maltratar e falar mal da família do seu marido você criará outro problema, pois ele vai se ofender. Isso não é produtivo, até porque a família dele só faz certas coisas porque ele dá esse tipo de liberdade. Então, a culpa não é dos parentes dele diretamente, mas do seu marido que permite que isso ocorra.

CRISTIANE – Há duas formas de olhar para a situação. Uma delas é considerar essa estadia prolongada da família dele uma coisa horrível; e a outra é entender que eles ficaram um pouco mais porque se sentem bem em seu lar. A forma como você trata a família dele também mostra o seu carinho e o seu respeito para com o seu marido. Você teve a oportunidade de ser hospitaleira, bondosa e de tratá-los bem, mas fez questão de não ser assim porque ficou chateada.

RENATO – Eu sei que é difícil olhar com bons olhos quando você não conseguiu dormir por causa do som alto, mas o que nós queremos dizer é que há outra forma de lidar com essa situação. Eu tenho que deixar registrado aqui o fato de você não ter visto isso antes de se casar, pois o seu marido não se tornou apegado à família dele de repente ou depois que se casou. Ele já era assim. Apesar disso, você foi em frente e se casou com ele sem colocar condições e sem conversar a respeito disso.

CRISTIANE – Para algumas pessoas, isso não é um problema. Eu conheço esposas que são apaixonadas por suas sogras. Elas gostam de estar na casa da sogra, gostam desse carinho, dessa ligação que o marido tem com a mãe e com o pai. Elas fizeram daquela família a família delas, que era algo que acontecia no passado.

RENATO – Quando você namora, você tem que avaliar tudo na vida da pessoa, especialmente a família. O que acontece no namoro é uma prévia do que será no casamento, como explicamos no livro Namoro Blindado. A sua pergunta deveria ser: como salvar esse casamento? Avalie como você está lidando com a situação e se você está se tornando inimiga da família do seu marido.

CRISTIANE – Eu diria até para você pedir perdão ao seu marido pela forma como tratou a família dele. Isso é muito importante, porque ele deve estar magoado, levando em conta que manifestou a ideia de separação.

RENATO – Seu marido também está errado por fazer a família e você passarem por essas situações e por xingar você. Mas você se casou com ele, então precisa fazer um acordo com ele e negociar limites de forma respeitosa. A questão do dinheiro é a mesma coisa.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: JackF\gettymages