“Nosso relacionamento é o nosso termômetro da fé”

Depois de 11 anos de um casamento repleto de brigas e traições, o divórcio parecia inevitável para Carlos e Suelen, até que uma decisão começou a mudar a história do casal

Imagem de capa - “Nosso relacionamento é o nosso termômetro da fé”

Quando uma pessoa diz que não consegue mudar, a verdade é que ela ainda não decidiu mudar. Consequentemente, sua situação continuará a mesma. O casal Carlos e Suelen Campos, de 30 e 29 anos, respectivamente, descobriu essa verdade depois de 11 anos de um casamento repleto de desconfiança, brigas, traições e mágoas.

Ainda muito jovens – ele com 17 anos e ela com 16 –, eles decidiram morar juntos, mas tinham referências negativas de família. Carlos diz que cresceu sem o exemplo de um pai e sempre via sua mãe frustrada em todos os relacionamentos amorosos. Já Suelen queria se casar para sair da casa dos pais, que viviam brigando. Segundo ela, o que, no início, parecia um conto de fadas, se transformou em um verdadeiro inferno. Para tentar resolver o caos em seu relacionamento, ela decidiu engravidar aos 21 anos, mas isso só aumentou os problemas.

Com o relacionamento desgastado por bebidas, pornografia, traição, ciúme e agressões físicas e verbais de ambas partes, Suelen entrou em depressão e tentou tirar a própria vida três vezes.

“Chegamos a viver separados dentro de casa. Já não tínhamos mais o que fazer para recuperar nosso casamento.”

Depois de 11 anos de união, quando o casal estava prestes a se divorciar, Carlos recebeu um convite para participar das palestras da Terapia do Amor. Em pouco tempo, ele começou a mudar. “Eu sempre queria estar nas ruas, nas baladas e, mesmo quando estava em casa, ficava inquieto para sair. A primeira mudança que percebi foi que essa inquietação saiu de dentro de mim. Meu casamento ainda estava destruído, mas passei a dar mais atenção à nossa filha e ao nosso lar. A paz que eu comecei a ter foi um dos sinais mais maravilhosos. O nervosismo e o jeito violento saíram de mim e eu não queria mais brigar”, afirma Carlos.

Ao ver a transformação do marido, Suelen também aceitou participar das palestras. Isso aconteceu um mês após Carlos começar a participar da Terapia. “A entrega do meu marido a Deus foi muito rápida. Ele mudou em semanas o que não conseguiu mudar em 11 anos.” Ela até se surpreendeu com as novas atitudes do esposo: “a paz que ele transmitia dentro de casa chamou minha atenção. Ele brincava com nossa filha enquanto eu estava trancada no quarto e preparava o jantar e limpava a casa quando eu estava trabalhando”.

Suelen revela que precisou superar a mágoa e aprender a confiar em Carlos. “Quando eu entendi que precisava perdoar e me perdoar, foi um alívio.”

Em 2019, cerca de um ano depois que começaram a participar da Terapia do Amor, eles se casaram no Altar. “Hoje há luz, confiança, companheirismo, carinho, dedicação, sacrifícios e renúncias de um pelo outro. Temos consciência de que nosso relacionamento é o nosso termômetro da fé. Se ele não estiver em uma temperatura boa, não estamos bem com Deus. Então todos os dias olhamos para esse termômetro. Deus hoje é a base do nosso lar. Sem Ele, não teríamos força e não suportaríamos tudo juntos”, conclui Suelen.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Foto: Cedida