Novo desafio entre os jovens viraliza nas redes sociais e gera polêmica

"Competição" que leva o nome de "soco na cara" pode ser perigosa e ocasionar diversos riscos aos participantes

Imagem de capa - Novo desafio entre os jovens viraliza nas redes sociais e gera polêmica

Um novo desafio, entre jovens e adolescentes, viralizou nas redes sociais e tem gerado uma grande polêmica. A “competição”, como se referem a este desafio, leva o nome de “soco na cara”, reúne diversos participantes e é gravado nas ruas.

Entenda o que é e como surgiu:

  • O desafio propõe que jovens troquem socos (ou tapas), valendo prêmios em dinheiro e gerando engajamento nas redes sociais.
  • Os vídeos compartilhados mostram eventos acontecendo nas ruas e acabam influenciando outros jovens a replicarem a ação.
  • Em um dos casos, um influenciador ofereceu 2 mil reais para duas pessoas desconhecidas se darem socos no rosto.
  • Quem dá o soco (ou o tapa, em alguns casos) mais forte ganha o dinheiro, enquanto uma multidão acompanha tudo.

Quais são as consequências disso:

A “brincadeira” pode ser perigosa e gerar diversos riscos físicos aos participantes, além de efeitos financeiramente indesejados.

  • Em entrevista ao programa Balanço Geral, o professor especialista em lutas Rodrigo Angeli pontuou que alguém pode se machucar seriamente no desafio, por exemplo, quebrando a mão ou o maxilar, e precisar de uma operação de reconstrução e fisioterapia.

Assista à matéria exibida recentemente sobre o assunto:

O que você pode fazer:

  • Os riscos desses desafios vão além do físico. Na fase da adolescência, principalmente, os jovens gostam de tomar decisões sozinhos para mostrar independência. Mas, é aí que correm o risco de fazer uma má escolha e acabam sendo influenciados por essas ciladas, virtuais ou reais, que podem prejudicá-los pelo resto da vida.
  • Neste momento, pais, educadores e responsáveis desempenham um papel essencial no desenvolvimento dos jovens. Eles devem estar atentos e perceber qualquer sinal de conflito ou perigo. Também levando orientação e esclarecimento sobre assuntos pertinentes a cada faixa etária, especialmente mostrando a Palavra de Deus e a fé como ferramenta no combate ao mal.

A Universal tem um grupo que realiza ações e projetos em todo o Brasil para conscientizar e ajudar a juventude a fazer as melhores escolhas: a Força Jovem Universal (FJU)). Ademais, participe também da reunião aos domingos. Em São Paulo, você e sua família podem participar no Templo de Salomão, às 9h30. Ou clique aqui e busque uma Universal mais próxima de você.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: iStock