Número de deslocamento forçado atinge novo recorde, aponta relatório

Em 2022, o total global subiu para 110 milhões. Saiba mais

Imagem de capa - Número de deslocamento forçado atinge novo recorde, aponta relatório

De acordo com o principal relatório anual da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o deslocamento forçado de vítimas de guerras, perseguições, violência e violação de direitos humanos atingiu o recorde de 108,4 milhões até o final de 2022.

Considerado o maior crescimento até o momento, a elevação no número de refugiados segue a mesma aceleração em 2023, após a eclosão do conflito no Sudão. Até maio deste ano, o total global subiu para 110 milhões.

Leia também: Guerra no Sudão mata ou fere uma criança por hora

Pelos números:

Do total global:

  • 35,3 milhões eram refugiados, ou seja, pessoas que atravessaram uma fronteira internacional para se proteger.
  • 62,5 milhões correspondem as pessoas deslocadas de seu país natural devido à violência e conflitos.

Principal fator de deslocamento em 2022:

  • A Guerra na Ucrânia apresentou um total de 5,7 milhões de deslocamentos no final de 2022 – o maior fluxo desde a Segunda Guerra Mundial.

Retornos voluntários:

  • Cerca de 339 mil refugiados retornaram a 38 países, tendo como destaque o Sudão do Sul, Síria, Camarões e Costa do Marfim.
  • E 5,7 milhões de pessoas descoladas internamente retornaram aos seus países. Etiópia, Mianmar, Síria, Moçambique e República Democrática do Congo representam os locais com um grande retorno significativo.

Entre os exilados a busca pela paz e o recomeço para uma nova vida é um objetivo em comum. Sabendo disso, a Universal por meio de seus grupos e programas sociais vem oferecendo o apoio necessário para que as inúmeras famílias refugiadas no Brasil possam ser acolhidas, além de proporcionar a transformação de suas vidas por meio da Palavra de Deus.

“Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-ás como a ti mesmo, pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 19.34)

Confira algumas de suas ações:

Se deseja cumprir com a Vontade do Altíssimo e fazer o bem ao seu próximo, vá até uma Universal mais próxima, fale com um responsável e saiba como.

Você também pode colaborar com as ações sociais da Universal por meio de sua doação voluntária. Para isso, acesse o site doar.universal.org ou baixe agora o App Portal Universal e faça a sua contribuição de forma simples, prática e segura.

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: ACNUR/Hélène Caux e iStock