Nunca é só uma “aulinha”

Cerca de 830 mil crianças participam mensalmente dos encontros da EBI em todo o Brasil

Imagem de capa - Nunca é só uma “aulinha”
PARANÁ

Quando a Universal abre as portas para receber os que estão aflitos, desesperançados e desejosos de ouvir a Palavra de Deus, significa dizer que todos serão bem recebidos, inclusive o público infantil. Nesse aspecto, a Universal faz questão de ofertar às crianças o mesmo alicerce espiritual destinado aos adultos, seguindo a recomendação do Senhor Jesus: “deixai vir a mim os pequeninos” (Lucas 18.16).

Propagar a Palavra de Deus às crianças que tenham de seis meses a dez anos é a missão da Escola Bíblica Infantil (EBI), que está presente em todo o Brasil. Em entrevista exclusiva à Folha Universal, Ester Bezerra, esposa do Bispo Edir Macedo, destaca a grandeza espiritual desse trabalho: “à Igreja foi determinado o ‘Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura’ e as crianças estão incluídas nessa ordenança do nosso Senhor Jesus para que, cedo em suas vidas, O reconheçam como o Salvador de suas almas, sem importar a idade delas. Ele é o Redentor de toda a Humanidade”, esclarece.

RIO GRANDE DO SUL

Embora esteja ao lado do Bispo Macedo no cumprimento de suas responsabilidades, dona Ester, como é chamada carinhosamente, não deixa de acompanhar de perto o trabalho da EBI e há uma inspiração para isso, como ela conta: “quando era criança, eu também fui ensinada sobre a Palavra de Deus. Isso marcou a minha vida e me mostrou o Caminho, a Verdade e, sobretudo, o Espírito Santo, que formou em mim o Seu caráter”.

COMO UMA “ESCOLA DA FÉ”
Segundo Ester, a EBI é como “uma escola da Fé, pois é primordial que as crianças cresçam no Caminho da justiça, sejam obedientes, amáveis com todos e testemunhas do Deus-Vivo, santificando o Seu nome com suas vidas, separadas da maldade desse mundo corrupto”.
Ao aprenderem esses valores, os pequenos passam a ter um diferencial. As crianças “que recebem a Palavra de Deus adquirem a verdadeira sabedoria do Alto, que é uma riqueza incomparável na Terra, preciosíssima, e não a dos homens. A criança é dirigida a ser justa, verdadeira e pura, aprende a obedecer os pais e os mais velhos e a seguir os pensamentos de Deus e não o que os amigos pensam. Por isso, o ambiente em suas casas é cheio de paz e alegria, pois elas entregaram as suas vidas para Deus. As crianças aprendem a temê-Lo não por medo, mas por reverência e amor ao Altíssimo”, diz Ester.

FEITO COM EXCELÊNCIA
Imbuídas do amor ao próximo, do desejo de propagar a Palavra de Deus e de oferecer um ensino espiritual de excelência a cada criança confiada à EBI, as mais de 44 mil educadoras voluntárias e 1,9 mil coordenadoras (esposas de Pastores) se unem para, mensalmente, receber as mais de 830 mil crianças em todo o Brasil. Só no complexo do Templo de Salomão, em São Paulo, a EBI recepciona cerca de 7.720 crianças, sendo o único local que recebe as que têm partir de quatro meses.

À frente do trabalho espiritual que é realizado no País, Viviane Mello conta que a EBI auxilia a criança no desenvolvimento da sua Fé, “ensinando-a a exercer uma Fé ativa e inteligente. As crianças que frequentam a EBI recebem orientações que as ajudam a lidar com as adversidades do dia a dia, como bullying, raiva, medo, complexo de inferioridade, dor, tristeza e ansiedade. Os assuntos abordados são sempre ligados ao temor a Deus, respeito aos pais e aos mais velhos, respeito e compaixão com o próximo, verdade, justiça, escolhas e consequências – tudo isso baseado no que é ensinado na Palavra de Deus”.

CEARÁ
BAHIA

Além do conteúdo espiritual, Viviane afirma que a programação da EBI estimula o desenvolvimento cognitivo dos pequenos. “Com as atividades praticadas nas aulas, as crianças desenvolvem o pensamento, a fala, os movimentos finos e motores, a ortografia, entre outras habilidades.”
Com uma boa Palavra e com as “tias da EBI” dispostas a transmitir tantos ensinamentos, as chamadas “aulinhas” surpreendem quem as assiste. Basta uma história bíblica, um versículo e uma dinâmica para despertar o interesse dos presentes.

Além de saírem da EBI cantarolando e levando consigo o resultado das atividades das quais participaram, muitas crianças contam aos pais ou responsáveis o que aprenderam. “Usamos recursos e atividades divertidas, como brincadeiras e jogos, que levam a criança a viver experiências significativas, que a ajudam a pensar em suas atitudes e comportamentos e também a levam a fazer escolhas que trarão bênçãos para sua vida”, diz.

A EBI não é um passatempo, uma creche ou um espaço recreativo qualquer: tudo que é ensinado lá está alinhado à Fé e aos propósitos da Universal, com assuntos adaptados de acordo com a faixa etária “e a capacidade cognitiva das crianças”, diz Viviane. Como tudo é minuciosamente pensado para oferecer uma boa formação espiritual, a EBI é um espaço imperdível.

imagem do author
Colaborador

Flávia Francellino / Fotos: Cedidas