Nuvem de gafanhotos na Argentina deixa Brasil em alerta
Mais de 40 milhões de insetos podem devastar lavouras. Saiba mais
Uma nuvem de gafanhotos vem sendo monitorada por agrônomos funcionários do governo argentino. Os insetos chegaram à Argentina no fim da semana passada, vindos do Uruguai.
De acordo com as projeções do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa), os gafanhotos podem chegar ao território brasileiro, mais precisamente, aos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Esses insetos podem, sobretudo, dizimar a lavoura de milho, mandioca e cana-de-açúcar do país vizinho, o que compromete a produção agropecuária do local.
De acordo com as autoridades locais, em um quilômetro quadrado, pode haver até 40 milhões de insetos, que juntos, consomem, em um único dia, a pastagem que alimentaria mais de 2 mil vacas ou 350 mil pessoas.
Apesar de não oferecer riscos aos humanos, os gafanhotos comprometem lavouras que, direta ou indiretamente, acabam atingindo as pessoas.
Pestes antigas
A Bíblia conta que, no passado, o povo hebreu sofria como escravo no Egito. Durante 430 anos (Veja em Êxodo 12:40), o povo foi submetido a uma vida deplorável e sem qualidade alguma (Êxodo 5:6).
Todavia, Deus vendo o sofrimento de Seu povo enviou Moisés para libertá-los (Êxodo 4:21). Como já era esperado, Moisés encontrou resistência de Faraó para libertar o povo de Deus (Êxodo 5:2).
Por isso, Deus enviou 10 pragas ao Egito, a fim de que Faraó libertasse o Seu povo. A oitava praga se tratava de uma infestação de gafanhotos.
“E vieram os gafanhotos sobre toda a terra do Egito, e assentaram-se sobre todos os termos do Egito; tão numerosos foram que, antes destes nunca houve tantos, nem depois deles haverá. Porque cobriram a face de toda a terra, de modo que a terra se escureceu; e comeram toda a erva da terra, e todo o fruto das árvores, que deixara a saraiva; e não ficou verde algum nas árvores, nem na erva do campo, em toda a terra do Egito.” Êxodo 10:14,15.
Nova infestação?
Diante do cenário atual, fica a dúvida no ar: será que o mundo vive mais uma infestação de insetos? A verdade é que, a cada dia que passa, a humanidade caminha rumo ao fim, descrito no livro do Apocalipse.
“E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.” Apocalipse 6:8
As Escrituras Sagradas relatam quais são os sinais do fim. A humanidade sofrerá dias terríveis, onde coisas inimagináveis acontecerão. O fim acontecerá por meio de diversos acontecimentos, que poderão extinguir a humanidade.
Se esse assunto lhe interessa e você deseja saber mais, leia o livro “A Terra Vai Pegar Fogo”. Escrito pelo Bispo Renato Cardoso, ele conta como o fim do mundo acontecerá, quais os sinais que apontam para este momento e como você deve se preparar.
O livro pode ser adquirido nas melhores livrarias do País ou pelo Arca Center, clicando aqui.