O abuso de Tamar: um assunto antigo e, ao mesmo tempo, tão atual

A história de Tamar é a prova de que a maldade que destrói o ser humano vem muito antes do mundo moderno no qual vivemos hoje. Saiba mais

Imagem de capa - O abuso de Tamar: um assunto antigo e, ao mesmo tempo, tão atual

“Cenas fortes e conteúdos sensíveis”. O aviso transmitido no início do episódio de Reis – A Consequência, exibido nesta segunda-feira (23/7), não foi por acaso. Iria ao ar a cena que remete um dos momentos mais obscuros na vida de Davi (Petrônio Gontijo): o abuso de sua filha Tamar (Esther de Oliveira), ocasionado pelo seu próprio filho Amnon (Luckas Moura) – descrito na Bíblia em II Samuel 13.1-21.

Assista à cena:

Durante o episódio marcante, o perfil oficial da série no Instagram deu início a uma corrente de apoio às vítimas que carregam as feridas da violência e abusos sofridos.

Ao final do episódio, foi divulgado pela Record TV meios para denúncias e atendimentos àqueles que buscam por ajuda. O momento impactante comoveu o público e entrou para os assuntos mais comentados das redes sociais.

O que estão dizendo:

  • “A maldade do ser humano é bem antiga”, disse um internauta.
  • “Como eu estava torcendo pra essa cena ser bem retratada. Um tema difícil e triste, mas que precisa ser abordado. Obrigado @recordtvoficial e a autora da temporada!”, escreveu outro.

O que você precisa saber:

Segundo o último levantamento realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) – baseada em dados da Pesquisa Nacional da Saúde, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNS/IBGE), e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde -, o número estimado de casos de estupro no País é de 822 mil por ano, equivalente a dois por minuto.

Devido a este alto índice de vítimas – sem contar aquelas que se sentem desencorajadas a buscar por ajuda – a autora de Reis, Cristiane Cardoso, fala sobre a importância de abordar o tema:

  • “Por mais que muitas pessoas não gostem nem de pensar, é necessária discutir pelas muitas vítimas que sofrem com ela e não tem ninguém para falar por elas”.

Traumatizada por causa de um abuso na infância

“Após sofrer um abuso na infância, minha mãe começou a me rejeitar, sofri muito e acabei levando essa situação para o meu primeiro casamento. O que parecia ser a mudança da minha vida, acabou se tornando maldição”, relata Andreia Souza, de 39 anos.

O que aconteceu?

Ela se casou na intenção de esquecer o passado, mas acabou entrando em um relacionamento abusivo. “Eu não soube escolher com quem iria me casar e, por isso, passei a viver uma situação ainda pior da que me encontrava”, conta.

A mudança tão esperada

Após uma noite de reflexão sobre a situação que estava vivendo, Andreia conta que decidiu ir até a Universal buscar uma mudança de vida. “Não esperei mais; fui buscar uma mudança interior e exterior. Recebi o Espírito Santo, me casei novamente e hoje sou feliz”, disse.

Confira o vídeo abaixo e saiba como tudo aconteceu:

Denuncie:

Se você está passando por uma situação de violência ou conhece uma mulher que necessita de ajuda, entre em contato com a Central de Atendimento à Mulher. Ligue 180.

Os atendimentos são realizados 24h por dia, todos os dias da semana e em todo o território nacional. A ligação é gratuita.

A Consequência:

Se você tem acompanhado os acontecimentos da oitava temporada de Reis até aqui, saiba que o final da história de nossa princesa não acaba por aqui. Continue assistindo A Consequência e descubra os próximos passos de sua vida e como encontrará a cura para uma dor tão grande.

A série vai ao ar de segunda a sexta, às 21h, pela Record Tv ou pelo Univer Vídeo.

 

imagem do author
Colaborador

Yasmin Lindo / Foto: Divulgação/Seriella Productions