O batismo nas águas e o compromisso de uma nova vida
Entenda a importância desta atitude para se tornar Filho de Deus
O batismo nas águas é um ato de fé indispensável para todos que desejam ter uma vida com Deus, pois ele materializa o arrependimento de um passado cheio de pecados e sela o início de uma vida com Deus afastada deles. Com o batismo nas águas, o recém-convertido sepulta simbolicamente sua velha natureza, ou seja, a pessoa morre para si mesma e para o mundo e passa a viver uma vida separada para Deus.
O Senhor Jesus nos deixou o exemplo quando, mesmo sem pecados, passou pelas águas batismais e foi batizado por João Batista: “Então veio Jesus da Galileia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele. Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por Ti, e vens Tu a mim?
Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu. E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se Lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo” (Mateus 3.13-17).
O batismo nas águas é tão importante que, depois de Sua ressurreição, o Senhor Jesus disse aos discípulos: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.15-16). O Bispo Edir Macedo afirma que o batismo nas águas simboliza a morte e o sepultamento da velha natureza, a natureza adâmica, ou seja, pecaminosa: “é quando alguém se converte de fato ao Evangelho, assume publicamente a fé e passa a andar de acordo com os Preceitos de Deus”.
Antes de ter consciência do pecado que a afasta de Deus, a pessoa é uma criatura, mas, quando ela assume a fé no Senhor Jesus, reconhece a si como pecadora, arrepende-se dos atos praticados com repulsa a eles e deseja uma nova vida, ela está pronta para descer às águas.
O Grupo do Batismo
O batismo é uma decisão pessoal e, para que não seja apenas um banho, o candidato precisa estar consciente e não ter dúvidas de sua decisão. Para auxiliar nesse processo, a Universal criou o Grupo do Batismo, que ajuda os que decidem se batizar com orientações baseadas na Palavra de Deus e acompanhamentos em diferentes fases, como diz o Bispo Danilo Sgambatti, responsável pelo grupo: “o Grupo do Batismo foi criado para ajudar os recém-batizados e nele os voluntários atuam antes do batismo, para a preparação e ciência do mesmo; durante, com orientações e acompanhamentos para fortalecer a fé dos novos convertidos; e depois, com acompanhamentos para que sejam batizados com o Espírito Santo e se tornem filhos de Deus”.
O Bispo explica que, antes do batismo nas águas, a pessoa precisa reconhecer e se arrepender de seus pecados e desejar uma nova vida. Do contrário descer às águas é apenas um ato vão: “são três passos necessários: reconhecer o pecado, se arrepender e ter nojo do pecado que o afastou de Deus. O primeiro passo para o batismo é o arrependimento dos pecados, mas sem reconhecê-los não há arrependimento e, se não houver arrependimento, não há por que se batizar”.
Voluntários
Atualmente, o grupo conta com cerca de 4,5 mil voluntários em todo o Brasil. Eles orientam os membros quanto ao batismo e aos cadastros e fazem acompanhamentos com o objetivo de auxiliá-los na busca da Salvação.
No dia 23 de abril, membros do grupo foram consagrados em todas as unidades da Universal em que o trabalho existe. No Templo de Salomão, em São Paulo, o Bispo Renato Cardoso orientou os que ainda não tomaram a decisão de se entregar a Deus e não se batizaram nas águas: “não adie essa decisão de se batizar. Se você quer mais informações, se quer ler na Bíblia alguma explicação, quer tirar dúvidas, faça o que você tiver que fazer, mas não adie a decisão de entregar a sua alma e se batizar”.
Depois, ele chamou os voluntários do grupo à frente do Altar e orou pedindo a Deus que os use e os fortaleça para que ajudem as pessoas. O Bispo ainda determinou que muitas almas possam entrar no Reino de Deus pelo fruto do trabalho do grupo. Para saber mais sobre esse trabalho e o batismo, acesse facebook.com/batismouniversal, entre em contato pelo WhatsApp (11) 3573-3661 ou pelo e-mail batismo@universal.org.