O contrito e o abatido de espírito

Imagem de capa - O contrito e o abatido de espírito

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.” (Isaías 57.15).

Essa Palavra pode ser avaliada a partir da história de Naamã. Ele foi um ministro de guerra e o homem mais poderoso da Síria. Por causa da importância que tinha na época, Naamã era orgulhoso, arrogante e prepotente. Além disso, era uma pessoa incrédula e avessa a Israel.

Naamã contraiu lepra e sua serva contou à esposa dele que havia em Israel um profeta que poderia resolver o problema dele. O profeta Eliseu não o recebeu, mas enviou a orientação de que Naamã mergulhasse sete vezes no Rio Jordão, pois assim seria curado. Deus não fez acepção da posição de Naamã, por mais que ele odiasse o povo de Deus. Hoje é possível ver Naamã nas pessoas deixadas de lado, que não são evangélicas e estão aflitas, seja qual for sua religião ou tradição. Não importam os pecados: quando a pessoa se humilha diante de Deus, como fez Naamã ao se submeter à palavra do profeta, o milagre acontece.

Deus é o mesmo para todos, não importa se é homem ou mulher; se é ladrão ou é de bem. Independentemente da situação da pessoa, ela é uma alma e, quando está aflita, humilhada e pede ajuda ao Deus da Bíblia, ela receberá. O que realmente importa é a humildade. Quando a pessoa se sujeita ao Senhor e O obedece, Ele a abençoa. Deus não colocou lepra em Naamã, mas permitiu essa situação. Deus permite certas coisas para podermos nos humilhar diante dEle.

imagem do author
Colaborador

Bispo Edir Macedo / Foto: getty images