O critério de Deus para separar o joio do trigo

Imagem de capa - O critério de Deus para separar o joio do trigo

Deus chama muitos, mas escolhe poucos. Isso porque Ele tem critérios para selecionar a alma que Lhe agrada e usa esse parâmetro para escolher aqueles que são dEle. Ele deu a cada pessoa uma alma e também o direito de escolher livremente tudo o que sente, o que pensa e o que faz.

Nesse sentido, a alma tem o direito de ser maligna ou benigna. Quem decide isso é o ser humano. Se o espírito de uma pessoa é guiado pelo Espírito de Deus, então Ele guiará a alma dela consoante à Vontade dEle. Ela, portanto, será benigna.

A maior parte das pessoas ouve falar que Deus é amor, mas ai daquela que cai na ira dEle, porque Ele se torna indomável. Assim é Deus, que usa o Seu critério de julgamento, escolha e separação entre o joio e o trigo.

Como a sua alma tem vivido? Todo ser humano é passível de deslize e erra nas atitudes e falha nas palavras, nos julgamentos ou nos pensamentos. Mas se, a pessoa ao errar, não deseja mais continuar errando e confessa a Deus seus pecados, Ele Lhe estende as mãos. É como uma mulher que faz programas sexuais. Apesar dela fazer aquele “trabalho”, dentro do interior dela a alma pode estar dizendo: “meu Deus, eu não gostaria de ter uma vida assim. Eu gostaria de ser uma pessoa honrada, respeitada”. Então, quando ela clama a Deus dentro dela, desejando com sinceridade ter uma vida diferente e Lhe pedindo misericórdia, Ele estende as mãos a ela.

Então entenda: Deus é benigno para com os benignos, sincero para com os sinceros, puro para com os puros, mas para com os perversos Ele se mostrará indomável e irado. Compreenda que é o seu espírito humano que controla a sua vontade. Se ele, portanto, é guiado pelo Espírito de Deus, então o seu coração – que naturalmente é cruel, rebelde e enganador – se submete a Deus. É assim que Deus peneira e separa o joio do trigo.

imagem do author
Colaborador

Bispo Macedo / Foto: RusN/getty images