“O Dia da Saúde” oferece atendimento básico a mais de 60 mil pessoas em todo o País

Iniciativa organizada pelo Grupo da Saúde Universal (GSU) contou com apoio de milhares de voluntários e profissionais da área. Saiba como foi

Imagem de capa - “O Dia da Saúde” oferece atendimento básico a mais de 60 mil pessoas em todo o País

Durante o domingo, 23 de fevereiro, aconteceu em diversas cidades do País o evento “O Dia da Saúde”. Organizado pelo Grupo da Saúde Universal (GSU), a iniciativa levou atendimento básico gratuito a pessoas que têm dificuldade de acesso a serviços básicos de saúde. Mais de 60 mil pessoas foram alcançadas, entre homens e mulheres.

Atendimentos de diversas especialidades:

A ação aconteceu durante todo o dia, das 8h às 17h, e ofereceu a possibilidade de consultas com profissionais de diversas especialidades, incluindo nutricionista, clínico geral, ginecologista, obstetra, pediatra, geriatra e psicólogo.

Durante o momento, também foram realizados exames de glicemia, aferição de pressão arterial e exames de mamografia. Este último em uma carreta especializada que esteve presente no Templo de Salomão, em São Paulo, em parceria com a deputada federal do Republicanos Edna Macedo. Além da capital paulista, o estado de Minas Gerais também contou com essa estrutura.

Mais detalhes:

  • Cada atendimento teve duração média de 10 minutos, enquanto o exame de mamografia durou entre 15 e 20 minutos;
  • A triagem foi realizada por profissionais que acolhiam os pacientes e os encaminhavam para a especialidade necessária de acordo com a queixa;
  • Em todo o Brasil, cerca de 3,5 mil profissionais da saúde participaram da iniciativa do GSU, prestando atendimentos essenciais à população;
  • Além disso, aproximadamente 15,2 mil voluntários do grupo estiveram envolvidos na organização e no acolhimento dos participantes;
  • Além dos atendimentos, foram realizadas ações de conscientização sobre prevenção e cuidados diários com a saúde;
  • Ademais, os voluntários do GSU também prestaram apoio emocional e espiritual aos participantes presentes, especialmente àqueles que estavam pela primeira vez no evento.

O que disse o responsável:

De acordo com o Bispo Eduardo Ribeiro, responsável pelo Grupo da Saúde Universal (GSU) em todo o País, eventos como esse favorecem e alcançam muitas pessoas por se tratar de algo voltado à saúde, um tema tão importante e necessário para a população.

Diferença para quem precisa:

De acordo com Pastor Sandro Vasques, responsável pelo Grupo da Saúde Universal em São Paulo, a intenção da ação foi que cada pessoa atendida saísse do local não só com um diagnóstico, mas também com mais conhecimento suficiente para se cuidar melhor.

Ademais, ele também salientou que o exame de mamografia foi um dos principais destaques da ação “O Dia da Saúde”.

  • “O câncer de mama, quando detectado cedo, tem grandes chances de cura. Muitas mulheres deixam de fazer o exame por falta de acesso, então oferecer esse serviço gratuitamente pode salvar vidas”, salientou.
  • “Nosso principal objetivo com essa ação foi de levar atendimento básico de saúde para quem mais precisa, garantindo acesso a exames, encaminhamento a especialistas e orientações que podem fazer a diferença na vida das pessoas”, concluiu o Pastor.

Palavras de quem esteve presente:

O momento foi de grande valia para todos. A técnica de enfermagem Ana Marli, que participa do GSU, disse que essa foi a primeira vez que ajudou em uma ação do grupo.

  • “Participar como voluntária no evento foi uma experiência única e gratificante para mim. Como técnica de enfermagem, senti-me privilegiada por ter a oportunidade de contribuir com esse trabalho tão essencial. Sabemos que, infelizmente, nem todos têm acesso fácil aos serviços básicos de saúde, e ver tantas pessoas recebendo um atendimento digno foi emocionante”, compartilhou.
  • “Saio com o coração cheio de gratidão e a certeza de que quero continuar ajudando sempre que possível. Foi uma honra fazer parte dessa iniciativa, e espero estar presente em muitas outras oportunidades. Obrigada por essa experiência transformadora”, finalizou a voluntária.

Fique atento:

Para saber mais sobre as ações que a Universal promove no País e em todo o mundo, clique aqui.

Seja um voluntário. Procure uma igreja mais próxima e converse com o pastor.

Seja um patrocinador:

Você também pode ajudar esse trabalho fazendo uma doação por meio de Pix. Sua contribuição será destinada às obras sociais realizadas pela Universal em todo o país.

Clique aqui e você será direcionado (a) para a página de doação.

imagem do author
Colaborador

Débora Picelli / Fotos: Guilherme Branco