O escape para sair da prisão da mágoa
Se assim como Hagite você se tornou escravo desse sentimento, só existe uma maneira de ficar livre. Saiba qual é
Na Série Reis, após a morte de Abigail, Hagite era uma das esposas de Davi que mais estava próxima dele. Sempre alegre, prestativa e conselheira. Embora a impulsividade dela, muitas vezes, tenha tirado o rei do sério quando – na tentativa de ajudar – ela se metia onde não era chamada, colocando o rei em situações embaraçosas e até perigosas.
Presa ao passado:
No entanto, quando Davi caiu em pecado e passou a tratar as esposas com indiferença e, muitas vezes, com agressividade, Hagite foi a que mais se ressentiu.
Mesmo após o marido se consertar e pedir perdão à família por tudo que fez, Hagite continuou alimentando aquele ressentimento. Enquanto as outras esposas seguiram suas vidas, Hagite permaneceu presa ao passado e com o passar dos anos se deixou corroer pela mágoa, tornando-se uma mulher amarga e vingativa.
- “Pessoas magoadas não saem do lugar e acham que isso se deve a quem as magoou, mas a realidade é que elas é que ficam para trás, constantemente tendo que se lembrar do que já sofreram e do quanto se machucaram. Inconscientemente, querem punir, mas acabam se punindo. Seu affair com Joabe é um exemplo disso, é o troco ao Davi por tê-la trocado pela Bateseba”, escreveu a autora Cristiane Cardoso.
A mágoa nunca vem sozinha:
O Bispo Renato Cardoso destaca que a mágoa deixa a pessoa solitária, uma vez que ela não consegue dar e nem receber amor. Então, por estar machucada, ela machuca todos ao seu redor e será sempre infeliz nos seus relacionamentos.
- “A mágoa nunca vem sozinha, mas faz você ficar sozinha. Ela vem acompanhada de ódio, raiva, desejo de vingança, inveja. Todos esses companheiros da mágoa vêm e ficam morando dentro de você, enquanto você vai perdendo todos os seus relacionamentos.”
- “A mágoa gera amargura na pessoa e ela se coloca na posição de vítima. Ela vai apontando todo mundo que ela acha responsável pela miséria dela.”
De quem é a culpa:
O Bispo Renato explica que a pessoa magoada não é culpada pelo mal que os outros fizeram contra ela, mas é culpada por guardar essa mágoa dentro dela.
- “A vida é injusta. Se você for ficar amargurado porque o mundo é injusto, vai deixar de viver. A gente não pode mudar isso, o que a gente tem que fazer é aproveitar o escape que Deus nos deu para lidar com isso”
O escape para a mágoa:
- “O perdão não é para você deixar a outra pessoa escapar ilesa do que ela fez com você, mas para você não ficar sofrendo todos os dias com aquele mal que lhe fizeram. Basta aquilo que já aconteceu, você não precisa ficar remoendo e revisitando o que aconteceu e permitindo que essa pessoa continue te ferindo anos depois de tudo o que passou”, ensina o Bispo.
O que o Senhor Jesus diz:
- “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus” Mateus 5:44
- “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores” Mateus 6:12
“Jesus não iria falar algo que a gente não consegue fazer. Ele não disse que era fácil, mas as coisas boas não são fáceis. O que a gente tem que fazer com os conselhos de Deus é simplesmente obedecê-los”, finaliza o Bispo Renato.
Reis – A Consequência: