O Esconderijo de Deus na Vila Leopoldina
O novo templo em São Paulo será um centro de apoio espiritual e fará referência à história da Igreja Universal
O bairro de Vila Leopoldina fica localizado na zona oeste da cidade de São Paulo e conta com uma população de mais de 32 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa conhecida região da capital paulista foi cenário de um dos momentos em que a perseguição à Igreja Universal do Reino de Deus acontecia de forma mais intensa.
Em 24 de maio de 1992, depois de realizar um culto em um templo da Universal em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, o Bispo Edir Macedo foi cercado por policiais armados e levado para o Departamento de Investigações Criminais de São Paulo (Deic) e, em seguida, para uma cela no 91º Distrito Policial, na Vila Leopoldina, onde ficou 11 dias detido.
Aquele período foi de luta espiritual. Enquanto os veículos de comunicação repercutiam o fato, alguns até de forma ofensiva, fiéis e simpatizantes permaneciam em oração e pediam a Deus por justiça e livramento, cena que foi retratada no filme Nada a Perder 1, que conta parte da história do líder espiritual da Igreja Universal.
Esconderijo do Altíssimo
Passados 30 anos, o mesmo lugar que foi marcado por choro, fé e amor pela Obra de Deus agora vai ganhar um templo da Universal, que o Bispo Edir Macedo designou que será conhecido como Esconderijo do Altíssimo. O nome faz alusão ao Salmo 91 e se refere aos dias que o Bispo passou preso e se apoiou na crença da proteção do Senhor Deus.
O endereço da nova igreja é a rua Schiling, 512, um local com alto fluxo de pessoas, veículos e comércios. O objetivo é atender à população limítrofe desse bairro, localizado no subdistrito da Lapa, em São Paulo.
O templo estará localizado em um terreno com 1.293,82m², com uma área construída de 1.762,56m², e atenderá totalmente as normas de acessibilidade. O ambiente interno terá refrigeração de ar-condicionado para garantir conforto térmico aos fiéis. Serão três pavimentos e um mezanino para suprir todas as necessidades do local, incluindo as reuniões diárias e os trabalhos sociais realizados pela Igreja, com salas destinadas à área administrativa, um auditório auxiliar com 80 lugares para a realização de reuniões menores e duas salas destinadas à Escola Bíblica Infantil (EBI) com capacidade para acomodar cerca de 50 crianças.
A nova central de ajuda espiritual na região da Vila Leopoldina terá capacidade para 267 pessoas na nave principal e contará com 30 vagas para automóveis e áreas para bicicletas e motocicletas. Sua fachada faz referência à Arca da Aliança.
Além disso, a igreja terá um memorial temático que contará um pouco da relação que o bairro tem com uma fase marcante da trajetória da Universal.
Apoio espiritual
A inauguração do Esconderijo do Altíssimo está prevista para dezembro. A igreja será um grande ponto de ajuda espiritual aos moradores da Vila Leopoldina e arredores, como explicou o Bispo Adilson Silva: “de acordo com os moradores, a região vem sendo marcada por altos índices de depressão e suicídio e, ao longo dos anos, também vem sofrendo com problemas como vícios e violência. O Esconderijo do Altíssimo chega no momento certo para dar o apoio e o auxílio espiritual necessário a todos os que queiram, independentemente de religião”.
Ele conta que a notícia da obra foi recebida com muita alegria pelos futuros membros e voluntários do novo santuário, que estão se organizando para a inauguração do local.
Enquanto as portas da nova igreja não são abertas, a Universal vem realizando reuniões de preparação em um espaço de eventos perto das obras. A primeira delas ocorreu no dia 25 de setembro e contou com a presença do Bispo Renato Cardoso. “A nossa fé é que todos os que entrarem no Esconderijo do Altíssimo encontrem refúgio, Salvação e proteção. Muitas pessoas já estão se mobilizando para a inauguração, temos vários núcleos de oração espalhados em Vila Leopoldina e arredores”, disse.
No primeiro encontro foram realizadas orações em favor dos aflitos e oprimidos. O Bispo Renato falou aos presentes sobre a importância de estar debaixo do Esconderijo do Altíssimo e citou o Salmo 91. Na ocasião, ele também mostrou imagens do projeto e deu detalhes sobre como será a inauguração.
Já o segundo encontro de preparação aconteceu em 16 de outubro e foi dirigido pelo Bispo Adilson Silva, que enfatizou como o local é significativo.
Mais informações
Para saber mais informações sobre a nova obra e acompanhar a preparação para o grande dia de inauguração, entre em contato pelo WhatsApp oficial (11) 94580-4282.