O fim da liberdade? Como uma pandemia aprisionou o mundo

Esse foi o tema debatido no programa Entrelinhas na noite deste domingo (12). Entenda

Imagem de capa - O fim da liberdade? Como uma pandemia aprisionou o mundo

O programa Entrelinhas deste domingo (12) levou ao público o tema “Fim da Liberdade: Como uma pandemia aprisionou o mundo”. O debate, apresentado pelo escritor Renato Cardoso, destacou o tanto de direitos que cada cidadão está perdendo.

Com o pretexto de não disseminar o vírus, as pessoas já não têm liberdade de trabalhar. Tampouco, mantêm a liberdade de culto e de crença – garantida pela Constituição Brasileira – já que as igrejas estão sendo obrigadas a fecharem suas portas.

Outra liberdade podada é a de expressão. Há semanas, a mídia e as redes sociais decidiram eliminar qualquer discurso contrário ao radicalismo imposto de isolamento total, mesmo que esse discurso seja de um especialista na área.

Na última semana, foi a vez de a liberdade de ir e vir – que já estava restrita – ser retirada finalmente. O governador de São Paulo, João Doria, afirmou que usará a Polícia Militar para multar e prender quem estiver nas ruas.

O Bispo Adilson Silva, convidado do Entrelinhas, demonstrou preocupação com esse cenário:

“Como vai ser a partir do momento em que o governador fala que vai usar o poder de polícia? Antes de falar isso, já havia truculência da parte de alguns policiais para com pastores, líderes religiosos e pessoas nas ruas. Fico preocupado  com o que pode acontecer a partir dessa semana, depois dessa fala”.

Nem Deus poda a liberdade

O programa aproveitou a situação para demonstrar como essa pandemia prova a aproximação do fim dos tempos. E o escritor Renato Cardoso, autor do livro “A Terra Vai Pegar Fogo”, ressaltou que “a liberdade é um direito tão fundamental que nem Deus interfere nele”.

Conforme destacou o escritor, “Deus dotou o ser humano do direito fundamental à liberdade. O ser humano é livre pelo próprio Deus para obedecê-lO ou não. Para crer em Deus ou não. Deus nos dá a liberdade de escolhermos o céu ou o inferno. Essa liberdade é de cada ser humano. E Ele não nos impõe as Suas escolhas. Deus, apesar de ser Deus, respeita tanto a liberdade do ser humano que Ele não impõe as Suas leis sobre o ser humano. Mas, antes, lhes dá consciência, liberdade de escolher entre o bem e o mal. Apenas nos conscientizando de que as consequências estão ligadas às escolhas. Ou seja: nós somos livres para escolhermos o que quisermos para nossas vidas, mas não somos livres das consequências dessas escolhas”.

Se Deus, o Criador, dá a liberdade ao homem, alguém tem o direito de retirá-la?

Essa foi uma das questões respondidas durante o Entrelinhas. Assista à íntegra do programa no vídeo abaixo:

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images