O fundamento que sustenta a vida

Descubra como a Fé baseada na Palavra de Deus fortalece e mantém as mulheres firmes em meio aos desafios do cotidiano

Imagem de capa - O fundamento que sustenta a vida

A Fé é a base que sustenta nossa vida, como um alicerce invisível, mas poderoso. Atualmente, somos desafiadas a manter essa estrutura firme, mesmo enfrentando dúvidas, perdas e obstáculos. Em um dos episódios da série Meditação da Palavra, exibida pelo Univer Vídeo, a escritora Cristiane Cardoso explora essa verdade com exemplos bíblicos que podem inspirar as mulheres ainda hoje.

A Bíblia descreve que “a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11.1). Segundo Cristiane, “a Fé é o que nos sustenta para passar pelo que for. A Fé está ali para nos segurar”. Ela é o único pilar capaz de nos manter de pé quando tudo parece incerto, seja diante de problemas materiais, seja frente a desafios emocionais ou espirituais. Quando vivemos perdas ou dúvidas, como no caso de Jó, que perdeu tudo, é a Fé que sustenta a alma, pois ela “não está apegada a coisas, pessoas ou títulos, mas a Deus”, relata Cristiane.

Hoje, muitas mulheres se apegam a estruturas externas, a uma igreja física ou a uma comunidade específica como símbolo de Fé. Contudo Cristiane nos lembra que, nos tempos da Igreja Primitiva, os cristãos viviam sob intensa perseguição e, ainda assim, eram firmes na Fé. Eles não tinham edifícios ou seguranças, pois a Fé era um compromisso pessoal, um fundamento independente das circunstâncias externas. “Eu já fui para lugares onde não havia igrejas físicas da Universal. Tive que aprender a depender de Deus. Aquilo não abalou minha Fé porque ela não está em uma igreja física, mas em Jesus”, diz Cristiane. Esse tipo de Fé é como uma árvore de raízes profundas. “Quando acontece um desastre natural, a árvore não se vai porque está em um fundamento firme, suas raízes estão fincadas”, lembra Cristiane. A nossa Fé também deve ser assim. Cotidianamente, podemos enfrentar ventos fortes, problemas financeiros, conflitos familiares ou desafios no trabalho, mas, como uma árvore que permanece de pé apesar das folhas que caem, nós continuamos firmes graças à nossa Fé.

Muitas vezes, somos levadas a questionar por que certos acontecimentos difíceis ocorrem conosco, mas nos esquecemos que só a Fé oferece a paz que o mundo não pode dar. Essa paz é resultado de saber que “a Fé nos dá essa firmeza, nos deixa firmes, por mais que as pessoas nos ataquem ou aconteçam situações difíceis e problemas”. As mulheres, em especial, carregam muitas responsabilidades e costumam ser pressionadas por todos os lados, mas é possível atravessar essas situações com equilíbrio quando nossa confiança está depositada em algo que não pode ser abalado.

Em uma época em que estamos expostas às mais variadas distrações e o conceito de Fé, por vezes, é banalizado, o conselho de Cristiane é manter um compromisso com Deus baseado não em rituais, mas em uma relação verdadeira com Ele. “Onde eu estiver, a Fé irá me segurar. Se houver igreja ou não, se eu passar por problemas, se todos me abandonarem, se houver injustiça, a minha Fé me sustentará”, afirma.

A Fé é mais do que uma crença. Ela é o alicerce inabalável que nos permite enfrentar qualquer situação com segurança. Por isso, leitora, apegue-se a essa verdade e, assim como no período da Igreja Primitiva, cultive uma Fé firme, que supere as aparências e conecte você com o verdadeiro fundamento: a Palavra de Deus.

Participe

A próxima reunião do Godllywood Autoajuda ocorrerá em 30 de novembro, às 18h. Saiba mais no perfil @godllywoodoficial no Instagram.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Wirestock/GettyImages