O ingrediente essencial para a prosperidade
A Palavra de Deus tem as orientações certas para quem busca se desenvolver em todas as áreas da vida. Conheça a história do empresário Luís de Almeida e saiba como ele usa a Fé em seus negócios
O primeiro semestre deste ano fechou com cerca de 2 milhões de novas empresas no País, sendo que a categoria MEI, formada por microempreendedores individuais, se destacou e foi responsável por 76% dos cadastros de pessoa jurídica abertos. Millhões de sonhadores fazem parte desses números.
Um deles é Luís Gonzaga Veloso de Almeida, (foto abaixo) de 50 anos, que um dia figurou nas estatísticas dos trabalhadores formais que desejavam abrir o próprio negócio, mas hoje integra o rol dos empreendedores que prosperam. “Eu comecei como vendedor em uma loja de roupas e calçados. Trabalhei oito anos nesse segmento e aprendi muito, mas minha vida era limitada”, diz.
O envolvimento de Luís com as vendas gerou até casamento. “Eu conheci a minha esposa na loja. Ela era cliente. Me interessei por ela e um dos primeiros convites que ela me fez foi para ir a uma reunião da Universal. Eu não conhecia a igreja, mas aceitei. Inicialmente fui à reunião da Terapia do Amor, depois passei a frequentar as reuniões de domingo e de quarta-feira, até que conheci a reunião de segunda-feira”, diz, referindo-se ao encontro Prosperidade com Deus.
A reunião, que ocorre às segundas-feiras na Universal, é destinada aos que querem aprender a usar a Fé para prosperar com Deus. “Aprendi com os homens de Deus que eu tinha que dar o meu melhor em tudo que eu fizesse. Ali entendi que se eu fosse um bom funcionário também seria um bom empresário”, conta.
Foi dessa forma que a visão de Luís foi mudando e o sonho de empreender ganhou força dentro dele. “À medida que eu participava das reuniões, eu me enchia de Fé, de coragem, de determinação e da certeza de que Deus estava comigo. Isso tudo foi me fortalecendo até que tomei uma atitude. Fiz um acordo com a empresa em que trabalhava, deixei o emprego fixo e fui abrir o meu negócio”, diz.
Escolher a área de atuação não foi difícil, afinal, a experiência em vendas se destacava entre as habilidades de Luís: “resolvi investir naquilo que eu domino, que é o setor de roupas”. Mas se engana quem pensa que ele iniciou essa jornada com uma loja enorme e cheia de mercadorias. “Começamos pequenos, muito pequenos mesmo, e, claro, inicialmente não foi fácil, pois na prática tínhamos que multiplicar o pouco. E é aí que entra a perseverança e a Fé”, enfatiza.
Naquele período, a união entre Luís e sua esposa, Sandra Regina Roberto de Almeida, foi fundamental: “ela trabalhava em outra área, mas também abriu mão do emprego e passou a cuidar da parte administrativa e financeira da nossa empresa”.
Buscando a direção que vem do Alto, o casal colocou os ensinamentos de Deus em prática e aos poucos a empresa se estabilizou. “Passou algum tempo e decidimos abrir a segunda loja. Foi a mesma dificuldade, a mesma luta, mas tínhamos certeza de que daria certo, não só pela nossa capacidade, mas porque estávamos no Altar, sendo fiéis a Deus e lutando de voto em voto, de Fé em Fé”, declara.
Os desafios não pararam, tampouco a vontade de crescer. Ao longo de 15 anos de trajetória, Luís abriu seis lojas, sendo que a última foi inaugurada em julho deste ano. “Ao longo desse tempo, entendemos a importância de estarmos atualizados e com a visão aberta para novos negócios”, detalha Luís.
Prioridades em ordem
É compreensível que a pessoa dedique mais tempo à vida profissional à medida que as atividades e o patrimônio dela aumentem, mas Luís diz que o equilíbrio entre todas as áreas de sua vida é o segredo para que ele continue crescendo.
“Ao longo do tempo, nós focamos em manter os pés no chão e para isso o equilíbrio é fundamental. Quem nos dá esse discernimento é o Espírito Santo, por meio do entendimento do que é bom e do que não é. Não adianta você crescer financeiramente e perder em outras áreas. As reuniões na Universal, por exemplo, são prioridade na minha vida. Eu participo delas há 23 anos. Além disso, também é preciso reservar tempo para a família”, afirma.
Superando problemas
Mesmo com a bênção de Deus, todos estamos sujeitos a passar por dificuldades ao longo da caminhada, o que também ocorreu com Luís e sua família: “a pandemia de covid-19, com certeza, foi o período mais difícil que enfrentamos. Apesar disso, conseguimos honrar os nossos compromissos e pagar os nossos funcionários. E, mesmo com as situações difíceis, continuamos fiéis a Deus”.
Os frutos desta Fé são a abundância, não apenas na vida financeira, mas também no relacionamento com a esposa e os filhos, de paz interior e da certeza de que tudo está nas mãos do Criador. “Agradecemos à Universal por ter nos apresentado a Deus e nos ensinado o caminho da obediência, pois, graças à Fé, aos votos e às campanhas, seguimos na luta e sempre alcançando resultados positivos”, conclui.