“O maior problema é o celular dele”

Imagem de capa - “O maior problema é o celular dele”

Durante a Escola do Amor Responde, Renato e Cristiane Cardoso trataram de um assunto que tem se mostrado o grande vilão nos relacionamentos: o uso do celular. Ele pode pôr o casamento de escanteio ou até gerar traições.

ALUNA – Sou casada há dois anos e sete meses e tenho uma filha de dez meses. Eu não era ciumenta, mas me tornei quando descobri uma traição no início do casamento. Comecei a demonstrar insegurança e hoje o maior problema é o celular do meu marido. Ele sempre está em conversinhas com mulheres que ele se relacionou e recentemente vi mensagens em que ele até falava em se separar de mim, o que já tinha acontecido antes. Ele sempre pedia perdão e eu o perdoava, mas perdi totalmente a confiança nele, pois sinto que ele não tem respeito por mim.

RENATO – Você está insegura porque a confiança foi quebrada. Veja que antes que a traição ocorresse você não era assim, então, há uma causa. Às vezes, as pessoas se culpam por comportamentos que foram causados pelo parceiro e não por elas. O errado foi ele, pois ele traiu você. Você tem razão de estar com a confiança abalada. Uma coisa é você sentir que ele não tem respeito e outra é ele não ter respeito de fato. Ele não tem respeito por você, porque, mesmo depois da traição, ele continua em conversas com as mesmas mulheres com quem ele a traiu. Então, na verdade, nada mudou. Eu não quero jogar dúvida na sua cabeça, mas é bem provável que algo ainda esteja acontecendo, porque, se ele tivesse um pingo de vergonha na cara, ficaria a distância dessas mulheres. Além disso, ele se achar com liberdade para fazer o que está fazendo mostra que você tem sido fraca para impor limites e condições para continuar casada depois da traição.

CRISTIANE – A resposta que vou dar irrita muitas mulheres porque elas só querem ouvir que o marido é realmente mau-caráter, mas há alguns erros aqui que você talvez nem entenda. Por exemplo: ter um filho logo no início do casamento. Você não pode fazer isso porque, se houver problemas, quem vai sofrer é você. Mesmo nos melhores casamentos não é prudente vocês logo terem um filho, porque estão em fase de adaptação. É uma nova fase do relacionamento que já vem carregada de novos desafios, como os financeiros, morar longe da família ou, se morar perto, lidar com os parentes, trabalhar, arrumar a casa própria, enfim, várias situações, sem contar a adaptação de convívio entre vocês. Um filho muda completamente a dinâmica do casal, que no início do casamento nem está consolidada. Com um filho, você multiplica os desafios. E, no seu caso, ele traiu você e não mudou. Então, você cometeu o segundo erro, como muitas pessoas cometem: pensar que perdoar é dar outra chance. Toda vez que você perdoa e ele a trai de novo, na verdade, você está dando outra chance e ele tem se aproveitado disso. Quando alguém faz mal a você, você tem que perdoar para o seu próprio bem, mas não precisa dar outra chance. Se você deu mais uma chance e ele errou de novo, você acaba ali e diz: “não dá mais, vou me retirar desse relacionamento. Você vai ter que rever seus conceitos, seus valores, porque não está comprometido com esse casamento”.

RENATO – Para que vocês continuem casados tem que existir condições. Por exemplo: que ele elimine essas mulheres não só do celular, mas da vida dele. Está faltando em você um posicionamento de respeito próprio. Se você não se respeita, como espera que o seu marido respeite você? Não estou dizendo que a culpa é sua, mas que as pessoas testam os limites. Se ele se recusar a cumprir o que você propor como acordo, não tem mais condição de continuar. Não dá. Você não precisa se exaltar. Se for estabelecido um acordo e ele não for cumprido, acabou. Não precisa ter briga, o que precisa é que haja uma consequência. E, se você não estiver preparada para impor as consequências, não faz sentido ter limite. Se a imposição de limite for só para inglês ver, os resultados serão choro e tristeza. Será pior do que não ter limite. Você briga, ameaça, mas não tem consequências e o seu marido precisa de consequências. Você precisa saber se posicionar, deixar bem claro o que é inaceitável nessa relação e o que vai acontecer se ele passar dos limites. E você tem que estar preparada para impor essas consequências. Do contrário, se você não estiver preparada para fazer isso, então, aceita que dói menos. Se você quer ser mais uma na vida dele, aceita que dói menos. Você tem medo de perder o casamento? Amor e medo não se misturam, pois são como água e óleo. A Bíblia mostra que amor e medo não se misturam. O amor lança fora o medo. Então, você tem que perder o medo para saber amar e ser amada. Esse é o primeiro passo que você tem que dar.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: tomazl/getty images