O mundo sobre você
Muitos homens levam o peso do mundo em seus ombros, em vez de desabafar
Muitos homens têm dificuldade em se abrir, principalmente quando o mundo parece pesar sobre seus ombros. Conversar e desabafar a respeito de seus problemas pode ser um verdadeiro martírio para muitos. Uma pesquisa recente, realizada pelo instituto de pesquisa Hallmark com mil pessoas, mostrou que 19% dos entrevistados acham mais fácil expor suas emoções por escrito do que pessoalmente. Entre os motivos, 42% citaram o medo do constrangimento, 39% a sensação de constrangimento e 30% a preocupação de parecerem fracos.
A raiz do problema pode estar no tipo de criação que tiveram. Durante a infância, os homens costumam ouvir frases como “homem que é homem resolve as coisas sozinho”. Além de repetir durante a vida a atitude que essa sentença encerra, eles acabam disseminando esse pensamento entre os filhos e os amigos, sem medir as consequências desse ato.
Infelizmente, essa lógica produz efeitos colaterais para todos. Há quem não converse e nem desabafe com a esposa mesmo quando está em situações delicadas de saúde ou com dificuldades financeiras, por exemplo. Entretanto, quando a verdade aparece sem que uma conversa honesta tenha ocorrido, muitos relacionamentos não suportam a falta de comunicação.
O que muitos homens se esquecem é que podem se abrir e aliviar suas tensões conversando com Alguém maior. A Bíblia nos orienta a orarmos incessantemente, ou seja, estabelecer uma intimidade com Deus. A oração funciona de forma tão perfeita que, quanto mais oramos, maior é a nossa vontade de orar e, assim, ficamos mais próximos de Deus.
Embora muitos ignorem, Deus está sempre disposto a nos ouvir. Ele nos ouve mesmo quando estamos inseguros quanto ao que fazer diante de determinados problemas, em especial os insolúveis para as nossas capacidades, e nos inspira ou nos aponta a solução. Sobre isso, a Bíblia aconselha: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.6-7).
Criar intimidade com Deus ajudará também o homem a se tornar um exemplo para sua esposa e seus filhos e construir uma relação de cumplicidade, fidelidade e confiança, que é um dos grandes ensinamentos de Jesus.
Ninguém está sozinho, mas essa relação com Deus precisa ser criada e mantida todos dos dias, não só perante as adversidades. Afinal, a Bíblia nos ensina a orar não só para pedir orientação, mas também para agradecer as graças alcançadas e louvar sempre ao Senhor.
Intellimen
Quer ser um homem melhor? Acesse o site intellimen.com ou @intellimen, no Instagram, cumpra os desafios e participe das palestras.
Saiba mais:
Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aqui. Folha Universal, informações para a vida!