O pentecostes dos dias atuais

Veja como foi a grande festa pelo recebimento do Espírito Santo

Imagem de capa - O pentecostes dos dias atuais

Deus nos deseja tanto a ponto de derramar o Seu Espírito e nos tornar Um só com Ele. E não há prova de amor maior do que esta: o desejo do Altíssimo querer habitar em nós. Nada se compara à Obra que o Espírito Santo quer fazer em alguém ao tomá-lo para Si.

Esse momento foi celebrado pela primeira vez há mais de dois mil anos, quando cerca de 120 pessoas estavam reunidas aguardando as orientações do Senhor Jesus, conforme está relatado em Atos 1.3-5: “depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias e (…) determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai (…). Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo (…).”

E a mesma promessa tem se cumprido nos dias de hoje. Em 31 de maio, domingo, milhares de pessoas se encontraram com o Espírito de Deus no dia considerado de Pentecostes, que celebra o derramamento do Espírito Santo. No Templo de Salomão, em São Paulo, a grande festa do Espírito Santo foi celebrada às 7h da manhã, pelo Bispo Edir Macedo; às 9h30, pelo Bispo Renato Cardoso; e às 18h, pelo Bispo Júlio Freitas. Todas as reuniões foram transmitidas pelos canais de televisão e rádio e pelas redes sociais.

A maior satisfação de Deus
No início da manhã, o Bispo Macedo mencionou o versículo de Lucas 1.35: “E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus”.

Sobre essa passagem, o Bispo explicou: “se um anjo falou a Maria que o Espírito do Altíssimo desceria sobre ela, você acha que o Espírito Santo viria apenas para ela?”, questionou. Ele, então, afirmou: “o Pentecostes veio para todos. Primeiramente, Ele veio para fazê-la (Maria) gerar uma nova criatura. Quando Ele desceu sobre a virgem, colocou a semente Divina dentro dela e, assim, nasceu um ser celestial, um ser Divino, um ser de Deus”.

Em seguida, ele explicou que o mesmo acontece quando uma pessoa recebe o Espírito de Deus. Ela passa a ser considerada uma criatura Divina, pois começa a pensar como Deus e compartilhar, inclusive, de Sua dor pelos sofridos.

O preço é a entrega
Às 9h30, o Bispo Renato Cardoso começou o encontro trazendo a referência bíblica do profeta Ezequiel no vale cheio de ossos secos. “Veio sobre mim a mão do Senhor, e ele me fez sair no Espírito do Senhor, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor Deus, tu o sabes.” (Ezequiel 37.1-3).

O Bispo Renato ensinou que esses ossos representam as pessoas que não têm mais esperança de recuperar a própria vida, porque consideram que possuem um problema que parece sem solução.

Em seguida, ele apontou como ocorreu a transformação por meio do Espírito: “Então me disse: Profetiza sobre estes ossos (…): Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós (…) enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.” (Ezequiel 37.4-8).

O Bispo Renato mencionou que desde o início da Bíblia até o final é mostrado que o Espírito Santo tem papel fundamental na vida das pessoas. “O Espírito Santo é o Espírito de Deus, o Espírito da criação. Tudo o que existe, Deus criou pela Palavra, mas, quando criou o homem, Ele usou as mãos e soprou sobre nele o fôlego da vida”.

Esse fôlego de vida é o que tem faltado a muitas pessoas – razão pela qual elas se encontram espiritualmente sufocadas.

Ele reforçou que o maior interessado em que o Espírito Santo seja derramado é o próprio Deus, mas isso não anula o que cada um precisa fazer: se entregar a Ele. Por isso, no final das reuniões, todos se entregaram ardentemente ao Espírito Santo. Diretamente do Monte das Oliveiras, em Jerusalém, Israel, o Bispo Jean Paulo, responsável pela Universal daquela nação, fez a oração a todos para o derramamento do Espírito Santo.

O Espírito Santo continua sendo uma necessidade – e uma prioridade – na vida do cristão. Sem Ele, a velha vida continua a atormentar e as atitudes erradas a trazerem dor. Se sobra culpa, no entanto, faltam forças para se submeter à Vontade de Deus e ser sensível às Suas orientações.

imagem do author
Colaborador

Flavia Francellino / Fotos: Demetrio Koch