O perigo da idealização na vida amorosa

O tema foi abordado no programa "The Love School - Escola do Amor" deste sábado (28). Confira

Imagem de capa - O perigo da idealização na vida amorosa

No The Love School – Escola do Amor deste sábado (28), Renato e Cristiane Cardoso mostraram os perigos de idealizar o parceiro, já que quem faz isso enxerga no outro aquilo que gostaria que ele fosse e não quem ele é de fato com seus defeitos e qualidades.

O que diz a psicóloga Adilene Carvalho:

  • “Quando estamos falando da idealização dentro de uma relação, seja conjugal, de trabalho ou de amizade, nós precisamos considerar que todo indivíduo tem uma necessidade, uma carência, uma expectativa. A questão maior é quando essas idealizações são de nível de perfeição, quando eu projeto no outro aquilo que eu desejo, que eu anseio que ele corresponda, e é aí que mora o perigo, porque certamente o outro não vai conseguir atender ao meu nível de exigência, de necessidade, de carência, de perfeição”, pontua.

Essa pessoa só existe na sua cabeça:

O apresentador Renato Cardoso comentou: “Infelizmente, as pessoas, antes de um relacionamento, têm uma ‘forminha’ e procuram alguém que se encaixe nela”, observa.

Contudo, é preciso entender que a própria palavra “idealização” já indica que essa pessoa só existe em sua cabeça, explica o apresentador.

  • “Todo o tempo que você passar idealizando marido, esposa, namorado (a) ou quem quer que seja, você sempre vai se frustrar. Idealização não serve para um relacionamento produtivo, um relacionamento feliz, só serve para frustrar e até mesmo para levar a pessoa a errar, porque a tendência é supervalorizar aquilo que ele idealizou sem olhar outras coisas tão ou mais importantes. Então, a probabilidade de a pessoa errar e levar para casa uma coisa que vai se arrepender depois é muito grande”, alerta.

Romantismo dos filmes:

Cristiane ressalta também sobre o perigo de buscar no parceiro o romantismo promovido pelos filmes, já que não corresponde com a vida real.

  • “Hoje, infelizmente, com as redes sociais e até mesmo com o que você assiste na televisão, filmes, séries, novelas e, especialmente, os Doramas, muita gente fica procurando uma pessoa que vai proporcionar a ela aquele romance apresentado nas telas e aquilo ali não é real, não existe. As pessoas que ficam esperando isso vão se frustrar e acabar sozinhas”, lamenta.

Durante o programa, Renato e Cristiane conversaram com o casal Leo e Vanessa que passou por esse problema de idealização e, por isso, quase perdeu o relacionamento.

Confira abaixo como eles resolveram essa questão e construíram um casamento feliz que já dura quase 18 anos:

Terapia do Amor:

Participe da Terapia do Amor que acontece todas as quintas-feiras, às 7h, 10h, 12h e 15h na Catedral do Brás, na Avenida Celso Garcia, 499. E às 20h, especialmente, no Templo de Salomão, localizado no número 605 dessa mesma avenida.

 

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: iStock