O peso desnecessário da vaidade

O sacrifício de Jesus nos libertou das cobranças do mundo, mas as tendências atuais seguem escravizando muitas pessoas

Imagem de capa - O peso desnecessário da vaidade

Quando uma pessoa conhece o Senhor Jesus a vida dela passa a ter um antes e um depois. Seus interesses e preocupações mudam, pois ela começa a encarar as situações com os olhos espirituais e confia que Deus está no controle de tudo. “O Senhor Jesus nos deu essa liberdade de viver o hoje sem nos preocuparmos com o que vai ser do amanhã”, disse a colunista Cristiane Cardoso em um dos episódios da Meditação da Palavra, série exibida pelo Univer Vídeo.

Na prática, a liberdade proposta por Jesus nos dá paz e tranquilidade. A passagem do tempo e a displicência quanto a essa confiança plena no Criador podem nos levar a um retorno às crenças anteriores, como alerta a Bíblia: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão” (Gálatas 5.1, Nova Versão Internacional).

Esse jugo da escravidão representa tudo que nos sobrecarregava antes de decidirmos fazer uma Aliança com Deus, que foi selada pelo Senhor Jesus por meio do Seu sacrifício na cruz. No entanto, “para termos acesso a essa liberdade que Deus nos dá por meio do sangue de Jesus, temos que nos desvencilhar de toda religiosidade”, ressaltou Cristiane. Segundo ela, o relacionamento com Deus – que inclui meditar em Sua Palavra, orar e ir à Sua Casa – deve ser espontâneo, por amor a Ele, e não algo imposto por terceiros ou feito para mostrar para outras pessoas.

A ação do fermento

Ainda em Gálatas 5, o apóstolo Paulo questiona o povo sobre a origem de suas ações: “(…) quem vos impediu, para que não obedeçais à verdade?” Em seguida, ele constata: “um pouco de fermento leveda toda a massa”. Na culinária, o fermento é usado para fazer uma determinada massa crescer. Ele não dá novo sabor à comida, mas altera completamente sua aparência.

Vivemos em uma era em que a imagem significa muito para as pessoas e isso merece atenção, afinal, é muito fácil ser influenciado por terceiros. “O investimento [excessivo] na aparência vira uma preocupação, que vira uma ansiedade, que vira um peso, um jugo. Antes, você se arrumava, mas agora você se preocupa com as combinações. Antes, você se preocupava em agradar a Deus e, agora, você tem que ter um look específico. São vaidades que vieram desse fermento [citado na Palavra de Deus]”, disse.

Essa mudança equivocada de prioridades impacta a vida espiritual e outras áreas da vida. A pergunta é: por que carregar esse jugo se o de Deus é tão mais leve? “Quando você se desvencilha de vaidades, você percebe o quanto o jugo de Jesus é leve, porque tudo que Ele lhe pede é para limpar os olhos, o coração e confiar nEle. Ele não pede muito”, destacou Cristiane. Por isso, leitora, estabeleça as suas prioridades de acordo com Deus e não segundo os padrões do mundo.

Participe:

A próxima reunião do Godllywood Autoajuda ocorrerá em 28 de setembro, às 18h. Saiba mais no perfil @godllywoodoficial

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Foto: CreativaImages/GettyImages