O poder da Palavra de Deus

Com mais de oito mil promessas, as Escrituras Sagradas têm a solução para todos os tipos de problema, mas elas dependem da fé para se concretizar

Imagem de capa - O poder da Palavra de Deus

Ao longo dos anos, a Bíblia foi alvo de duras perseguições. Em diferentes períodos, líderes políticos e até religiosos se levantaram contra o Texto Sagrado e impediram que Ele chegasse às pessoas. Atualmente, inclusive, a leitura das Escrituras Sagradas é proibida em muitos países, como Coreia do Norte, China e Maldivas. Mas você, caro leitor, já parou para questionar qual é a ameaça que a Bíblia representa?

Muito mais do que histórias, a Bíblia é a Palavra de Deus. Essa expressão já é muito conhecida, principalmente no meio cristão, mas nem todos têm a verdadeira dimensão do que ela significa. “A Bíblia fala que a Palavra é espada e escudo, arma de ataque e de defesa. Exatamente o que precisamos para vencer os problemas”, explicou o Bispo Renato Cardoso durante a Oração da Jornada ao Moriá, transmitida ao vivo pela internet. “Não importa a situação que você esteja vivendo. Para você, ela é difícil, ela é impossível, mas para Deus não. A Palavra de Deus não conhece o impossível”, acrescentou.

A abertura do mar, o sustento no deserto, a multiplicação de alimentos e a libertação e cura de leprosos são alguns milagres descritos nas Escrituras Sagradas, mas eles não se restringem ao passado. Podemos ler em Mateus 24.35 que o Senhor Jesus certa vez afirmou: “O céu e a terra passarão, mas as Minhas Palavras não hão de passar”. Esse é um dos versículos que garantem que o Deus que operou milagres e maravilhas continua presente nos dias de hoje. “O chão que você tem debaixo dos seus pés, esta terra, um dia vai passar. Estes céus vão passar, mas a Palavra de Deus nunca e jamais será mudada”, citou o Bispo Renato.

Escudo em meio às guerras
Quando uma pessoa tem o entendimento da grandeza de Deus, qualquer palavra humana perde credibilidade, ou seja, um diagnóstico médico, uma decisão da Justiça, uma crise conjugal ou qualquer outra palavra de destruição não tiram a sua paz. Isso porque a Palavra de Deus é completa e nela há solução para todos os problemas.

Dessa forma, é importante entender que, quando um conflito surge, ele não é físico, mas sim de palavras: trata-se da palavra do mundo contra a Palavra de Deus e vence aquela que está dentro de cada um de nós. “Aquele que ouve a voz de pessoas, que representam a voz do mundo, se inclina perante ela, então fica fraco, mas, aquele que absorve os pensamentos de Deus, se inclina perante Deus e O serve com a sua vida. Ou seja, das duas uma: ou você serve a Deus ou você serve a este mundo, que representa o diabo”, ensinou o Bispo Edir Macedo em recente reunião Encontro com Deus, no Templo de Salomão.

Ele deu o exemplo do Senhor Jesus, que, no meio do deserto, foi tentado pelo persistente diabo. Entretanto as três investidas do mal foram rebatidas por Jesus com a Palavra de Deus. “Você perde muitas batalhas porque apela para o que a Ciência fala e esquece o que diz o Senhor. Essa é a realidade. O problema não é que as pessoas não tenham fé, elas têm fé, mas é que a palavra da Ciência parece mais forte do que a Palavra de Deus e, por isso, a pessoa perde”, relatou o Bispo Macedo.

Ele também orientou o que fazer na prática quando estiver vivendo uma situação difícil: “se você tem fé na Palavra de Deus, você deve pensar consigo: ‘eu não aceito isso’. Esse é o segredo da fé. Se você apoia a sua vida na Palavra de Deus, você vence. Se você apoia a sua fé no que as pessoas dizem, você está perdido”.

Espada para conquistar
Como mencionado anteriormente, além de servir como proteção, a Palavra de Deus também é espada, ou seja, a arma da fé usada para conquistar o que foi prometido. “A Palavra é o Espírito Santo que, em nome de Jesus, se cumpre na vida daquele que crê, que se lança, que mergulha sem ficar na dependência de terceiros”, comentou o Bispo Macedo. Essa entrega total do ser humano chama a atenção de Deus, que se vê obrigado a honrar aqueles que O honram.

Não é sorte, muito menos destino, é fé. E a boa notícia é que esse poder está à disposição de todos. “Não importa se é católico, espírita ou evangélico, bandido ou mocinho: todos que creem na Palavra dEle recebem. Mas os que não creem, pode ser quem for, não recebe, porque diante de Deus somos justificados por causa da nossa fé. Essa fé, essa força espiritual, vem do Espírito Santo apoiada na Palavra de Deus e em nome do nosso Senhor Jesus Cristo”, detalhou o Bispo.

Assim, aquele que crê passa a ter direito ao cumprimento das promessas divinas, mas a conquista de cada uma delas não é automática e depende da manifestação da fé. Em contrapartida, aquele que tem a vida fundamentada nas Escrituras não se abala pelo que acontece no exterior e tem forças para lutar.

Entre a vida e a morte
Desde que teve seu encontro com Deus, Sandra Campos Vieira, advogada de 54 anos, passou a usar sempre sua fé e, ao longo dos anos, recebeu várias respostas de Deus tanto em sua vida como na de seus familiares. Em 2018, por exemplo, ela iniciou um propósito para que sua filha, Samyres Vieira Sampaio, hoje com 34 anos, encontrasse um emprego melhor e conta o que aconteceu: “ela foi contratada por uma empresa multinacional e, entre os benefícios, passou a ter acesso a um convênio médico de qualidade”.

Logo nas primeiras semanas de trabalho, Samyres, que é analista comercial, marcou um check-up. Sandra relata qual foi o resultado: “era para ser uma consulta de rotina, mas se transformou em uma das nossas maiores lutas. Um exame constatou um tumor no pâncreas. Ela me contou por telefone e eu pedi que ela tivesse calma e afirmei prontamente que Jesus reverteria a situação”.

A fé foi o sustento da família durante o processo de confirmação do câncer e de espera pela cirurgia. Samyres conta o que aprendeu com aquele episódio: “hoje vejo que com aquela conquista profissional Deus já tinha o propósito de permitir que eu descobrisse o câncer cedo, o que eu considero o primeiro milagre na minha vida. Eu operei em dezembro de 2018 e na cirurgia foi constatado que a massa no pâncreas era maior do que aparecia nas imagens. O médico explicou que se o câncer tivesse um centímetro a mais seria terminal. O segundo milagre foi o fato de os médicos conseguiram remover o tumor a tempo”.

Sua guerra, contudo, não acabou aí: durante a cirurgia, ela teve uma parada cardíaca. “Eu tive uma experiência de quase morte. Eu ouvia tudo, estava consciente, mas sem batimentos cardíacos”, relata.

Sem saber disso, Sandra aguardava na sala de espera e foi “incomodada” pelo Espírito Santo para que fizesse uma oração. “Não foi nem uma oração, foi uma guerra. Em todas as paredes da sala de espera estava escrito ‘cancer center’, então eu coloquei as mãos na parede e orei com base na Palavra de Deus. Eu afirmava que Jesus já tinha levado todas as enfermidades na cruz e repreendia o espírito da morte. Por fim, eu entreguei a vida dela a Deus, pedi que a Vontade dEle fosse feita e fiquei tranquila”, diz.

No centro cirúrgico, Samyres voltou à vida, o que significou mais um milagre para a família. “Tivemos mais uma bênção. Segundo os médicos, aqueles que tiram o baço e essa parte do pâncreas desenvolvem diabetes, mas isso não aconteceu com ela. Ela está saudável e completamente curada. Podemos dizer que Deus agiu do início ao fim”, conclui Sandra.

Socorro bem presente
“A maior prova do poder da Palavra de Deus, no meu caso, é eu me manter na fé”, afirma o empresário Francisco Belo de Souza Filho, de 50 anos. Ele chegou à Universal depois de atender a um convite da esposa, Rivalda Dantas de Sousa, de 40 anos, artesã. “Eu era viciado em jogos de azar e falava muito mal da Universal, até que um dia um pastor fez um propósito para transformação de vida daqueles que cressem. Eu cri na Palavra que foi pregada no Altar e decidi fazer o propósito por mim. Desde então, eu nunca mais joguei. Naquele dia, fui curado
do vício”, declara.

Esse primeiro sinal do poder das Escrituras chamou a atenção dele, que passou a buscar por mais de Deus. “Meu casamento era marcado por agressões, eu deixava faltar coisas em casa e brigava verbalmente a ponto de a polícia bater na nossa porta. Era uma guerra”, diz. Mas a fé de que tudo poderia ser diferente superou qualquer dúvida. “Eu e minha esposa pegamos firme e fizemos um Pacto com a Palavra de Deus e o Senhor Jesus foi transformando a nossa vida”, assegura.

A primeira mudança de Francisco foi interna: passou a existir paz onde havia guerra. Ao entender a proposta de Deus, ele se deixou ser moldado e guiado pelas Escrituras. Dessa forma, sua mente, que era dominada pelos sentimentos, passou a ser conduzida pela razão.

Os resultados começaram a surgir gradativamente. O casamento foi restaurado e, aos poucos, a vida, marcada pela dificuldade financeira, passou a ganhar outros contornos. “Nós conquistamos uma vida próspera, temos uma oficina mecânica, hoje temos carros, moramos e comemos bem, acabamos de adquirir um apartamento e temos visto o resultado da nossa fé na Palavra de Deus”, enfatiza.

Francisco, no entanto, ressalta que as vitórias não aconteceram automaticamente, mas com a obediência à Palavra de Deus e a excelência do trabalho. Mesmo assim muitos desafios surgiram em sua trajetória, como no período da pandemia. “Eu estava com muitos carros com o serviço já concluído na oficina, mas os donos não iam buscá-los. Nesse período, chegou um boleto de R$ 35 mil e eu não tinha condições de pagá-lo sem receber dos clientes”, conta.

Aos olhos humanos, a situação era desesperadora, mas ele deixou o sentimento de lado e optou por usar a razão: ele recorreu ao Altar. Ele confiou na Palavra de Deus que, em Mateus 6.25-34, afirma que o homem não deve se preocupar, pois o Pai Celestial sabe do que cada um precisa. Antes, o homem deve buscar a Sua Justiça, e todas as coisas lhe serão acrescentadas. Foi assim que Francisco agiu: buscou a justiça descrita na Palavra. “O pastor fez uma oração e confiei que algo aconteceria. Foi rápido, do trajeto da igreja até a oficina, que leva 15 minutos, três novos clientes me ligaram. Em três dias lotou de serviços, a ponto de eu tirar as primícias, pagar o boleto e ainda sobrar”, conclui.

A fé é um verdadeiro presente de Deus, mas não do tipo que deve ser usado só em ocasiões especiais. Ela nos foi dada para que a usemos diariamente e exercitá-la é fundamental para que nos aproximemos do Criador, afinal sem fé é impossível agradar a Deus, como lemos em
Hebreus 11.6.

O papel de cada um de nós
Há muitas palavras que confrontam a realidade do ser humano, colocando sua fé à prova e dizendo que é impossível que realize algo. A Palavra de Deus, porém, tem a solução apresentada pelas promessas do próprio Criador. Em Números 23.19 está escrito: “Deus não é homem, pois não mente, nem um filho de homem para que se arrependa. Ele faz o que promete e cumpre o que diz”.

Dessa forma, quem crê e obedece tem direito à resposta de Deus em sua vida. Não é uma questão de merecimento, mas de fé. “Então, a fé é uma questão de usar a inteligência, a razão. Não é nada emocional, sentimental. Para obedecer essa Palavra, porém, a pessoa precisa negar a sua própria palavra, o seu próprio desejo e o seu próprio coração”, disse o Bispo Macedo.

É preciso reforçar que nem sempre a resposta de Deus é imediata, o que não significa que Ele falhou. Muito pelo contrário: Deus é fiel, mas não é nosso servo para fazer tudo que pedimos na hora que queremos. Ele sabe do que cada um precisa. Nós somos os servos e Ele o Senhor. Nosso papel é perseverar e crer que Ele está no controle. “Quem crê espera. Quem crê mantém-se firme naquilo que está escrito”, concluiu o Bispo.

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Fotos: kevron2001/getty images, Demetrio Koch, Guilherme Branco, kevron2001/getty images