O poder do jejum
Em toda a Universal, ocorrem as reuniões do Jejum Coletivo. Entenda a importância dessa prática
A oração é uma das principais práticas do cristão e é muito mencionada nas Escrituras Sagradas. Ela tem grande importância na caminhada da Fé porque é um dos meios de contato e de intimidade com Deus. Mas, além dela, também ouvimos falar da importância do jejum.
O ato de jejuar com objetivo espiritual é considerado muito poderoso. Isso foi destacado pelo Senhor Jesus quando Ele viu que Seus discípulos não tinham conseguido libertar um jovem que sofria de problemas espirituais: “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.” (Mateus 17.21).
A partir disso podemos entender que para resolver determinados problemas é necessário orar e jejuar. Justamente para isso existe uma reunião na Universal, realizada aos sábados, às 7h e às 10h: o Jejum Coletivo. Nela, milhares de pessoas no Brasil e no mundo buscam a mudança de vida e a solução para problemas considerados até impossíveis.
O Bispo Leandro Zangarini, que realiza este encontro no Templo de Salomão, em São Paulo, explica a importância dessa reunião: “diferentemente das outras reuniões, que são correntes de oração, o Jejum Coletivo reúne milhares de pessoas não só para orar, mas também para jejuar pelo mesmo propósito. Se a oração já tem poder, a imagine aliada ao jejum de tantas pessoas”.
Ele salienta a força da união das pessoas: “o jejum individual já é uma arma espiritual poderosa, principalmente quando atrelado à oração, porém o jejum de uma única pessoa não é tão forte quanto aquele realizado pela coletividade. Por meio do jejum de milhares de pessoas é possível quebrar qualquer barreira. Foi o que aconteceu com a rainha Ester. Ela apelou para o jejum coletivo e alcançou o livramento para toda a nação”.
O Bispo também explica o motivo dessa prática ser realizada aos sábados: “a Bíblia não costuma se referir especificamente aos demais dia da semana. Contudo Deus instituiu, no quarto mandamento, a ordem de santificar o dia de sábado. Há milagres extraordinários registrados nela que ocorreram neste dia da semana”.
Ele ainda destaca que o ato de jejuar é uma necessidade na vida do cristão que deseja se manter na Fé: “assim como o Senhor Jesus teve de jejuar 40 dias e 40 noites para vencer as investidas do mal, também devemos investir nessa prática de Fé para vencer o mal que investe na nossa vida”. Ele ainda questiona: “se até o Senhor jejuou, será que eu e você não necessitamos também jejuar?”
Vencendo pelo jejum
A comerciante Ana Paula Ramalho Pereira, de 44 anos, participa do Jejum Coletivo há seis anos. Ela fala da importância dessa reunião para a sua vida: “o Jejum Coletivo é uma reunião de renúncia e sacrifício, justamente por ser no sábado. Entendi que existem problemas que não conseguiria resolver de outra forma a não ser jejuando e orando”.
Ela conta que muitas situações em sua vida foram solucionadas por meio desta corrente. “Sempre busquei, por meio do Jejum Coletivo, sanar os problemas. Sei que quanto maior o sacrifício maior é a vitória. E, nesse tempo, já obtive várias conquistas, entre elas a transformação no meu ramo de trabalho. Hoje tenho mais de oito empresas abertas e prósperas.”