O prazer realmente está na vingança?

Muitos acreditam que terão paz ou justiça quando forem vingados. Será que estão certos?

Imagem de capa - O prazer realmente está na vingança?

Um estudo recente publicado pela Associação Americana de Psicologia demonstrou que a raiva e o desejo de vingança são capazes de causar muitos danos físicos e psicológicos em quem os cultiva, especialmente pessoas mais velhas. “Nosso estudo mostrou que a raiva pode levar ao desenvolvimento de doenças crônicas”, disse a autora principal, a psicóloga Meaghan A. Barlow, da Universidade Concórdia, no Canadá. Por isso, ela recomenda: não guarde mágoas.

De fato, diversos estudos já demonstraram como a raiva guardada e a vontade de devolver o mal com o mal têm a capacidade de aprisionar as pessoas magoadas e até mesmo matá-las. E tem mais: não é só o desejo de fazer isso que é nocivo, mas levá-lo a cabo também é. Em entrevista recente à Record TV, o psiquiatra Isaac Efraim explicou que “a vingança é o desejo de impingir ao outro uma dor igual ou maior à que ele me submeteu” e que, quando a pessoa se vinga, normalmente, sente-se culpada depois. “A vingança é um ato nocivo, tóxico, algo que faz muito mal tanto para quem é objeto da vingança quanto para quem quer promovê-la”, disse.

Mas, é claro, Deus já alerta sobre isso há milhares de anos e, em Sua Palavra, orienta: “Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor” (Levítico 19.18).

Acorrentados
Infelizmente, hoje em dia, o desejo de vingança, assim como sentimentos de mágoa e culpa, domina muitas pessoas e, com isso, elas têm a vida emperrada e não conseguem identificar qual é o motivo para que isso ocorra. Se a sua vida está estagnada, se parece que nada que você faz dá certo, está na hora de fazer uma autoavaliação e perceber se você está cultivando algum desses sentimentos que fazem tanto mal. Esses sentimentos se manifestam de forma quase invisível, mas são capazes de controlar comportamentos e determinar o sucesso de uma pessoa.

E como conhecer o que realmente está no porão do seu coração, mudar o que é ruim e se libertar do que atrasa sua vida? A resposta: é preciso fazer um trabalho de limpeza profunda e entender e avaliar os seus comportamentos. A partir daí, é necessário dar o passo fundamental para obter a mudança de vida: perdoar, seja a outras pessoas, seja a si mesmo. Esse é o único caminho para se livrar do passado.

Em seu novo livro, O Prazer da Vingança, o Bispo Edir Macedo traz exemplos bíblicos para ressaltar a importância do perdão. Utilizando o caso de Joabe, ele mostra que quem não perdoa se torna prisioneiro de sua mágoa e vive e morre na amargura.

Já quando fala de Davi, o Bispo mostra que mesmo quem é perseguido injustamente não deve cultivar rancor e que todos podem recorrer a Deus para cumprir essa tarefa que pode ser muito difícil. “Aquele que reconhece suas debilidades, admitindo que tem uma fraqueza que precisa ser tratada pelo Senhor Jesus, se torna forte por causa da sua humildade. Por outro lado, aquele que se mantém orgulhoso e se apega aos próprios sentimentos não recebe o cuidado de Deus e fica vulnerável ao diabo, que usará essas mesmas fraquezas para destruí-lo”, detalha o Bispo.

“A mágoa leva a pessoa para uma cela invisível e, ali, paralisa a vida dela. Desse modo, a pessoa deixa de amar, de confiar em outras pessoas, de sorrir, de celebrar a vida, enfim, ela deixa de viver. Ouço pessoas dizerem que dariam tudo o que têm por apenas um minuto de paz. (…) mas saiba que, se você perdoar, aí sim o seu coração será inundado por essa preciosa paz imediatamente”, ensina o Bispo.

O domingo do perdão
O Bispo Macedo ainda ressalta que “se você estiver nessa situação e decidir dar ouvidos à razão, à sua sabedoria e ao seu espírito, certamente entenderá os motivos para perdoar, independentemente do sentimento que traz dentro de si”. Para quem quer superar o passado, no dia 21 de abril, acontecerá, no Templo de Salomão, em São Paulo, e em todas as Universal, o Domingo do Perdão. A data servirá para que a pessoa se aproxime de Deus e decida de uma vez por todas tomar a atitude que mudará sua vida definitivamente: perdoar.

No mesmo dia acontecerá o lançamento oficial do livro O Prazer da Vingança. Compareça e receba a força necessária e esse manual espiritual que o ajudará a perdoar e vencer.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: lekcej/getty images