O problema pode estar nos seus olhos
Veja o que a Palavra de Deus diz sobre enxergar os defeitos e qualidades das pessoas
Estudos mostraram que a mente humana foca e projeta em terceiros características que pertencem à própria pessoa. Especialistas nomearam esta projeção psicológica como “lei do espelho”, que funciona como uma espécie de mecanismo de defesa no qual concedemos a outros indivíduos sentimentos, pensamentos, crenças e ações consideradas inaceitáveis à nossa conduta e integridade. Ao quadro Mistérios da Mente Humana, do R7, o psiquiatra Isaac Efraim comenta como esse hábito atribui todo tipo de sentimento, principalmente os negativos.
“Se eu sou uma pessoa que carrega muito sentimento de ódio em relação ao mundo, às pessoas e à vida, eu vou identificar com muito mais facilidade quem tem ódio. Pior ainda: a minha mente vai distorcer a realidade fazendo eu enxergar muito mais ódio do que de fato tem. Isso vale para todos os sentimento, principalmente os negativos: raiva, ódio, inveja, ciúme, desconfiança, má intenção…”, explica.
O que a Bíblia diz sobre observar os defeitos dos outros:
Não adianta tentar esconder, basta um curto período de convívio com outras pessoas e, logo, as nossas imperfeições serão destacadas. É inevitável: todos nós, seres humanos, temos defeitos. Porém, nada justifica e nem mesmo nos dá o direito de apontar e julgar os deslizes alheios.
Além disso, entenda que a prática deste mau costume revela com precisão a sua condição, como esclarece a Palavra de Deus:
“Os olhos são como uma luz para o corpo: quando os olhos de vocês são bons, todo o seu corpo fica cheio de luz. Porém, se os seus olhos forem maus, o seu corpo ficará cheio de escuridão.” (Mateus 6.22-23)
Isso significa dizer que, ao se permitir enxergar apenas os defeitos das pessoas, o maior prejudicado é você mesmo, pois estará nutrindo o seu coração de pensamentos e sentimentos ruins.
Seja luz:
Mas a boa notícia é que grande parte das pessoas possuem virtudes que superam os seus defeitos. Porém, a forma que você enxerga aqueles que lhe cercam, faz parte de uma decisão.
“Eu tenho que olhar sempre o lado bom das pessoas, porque se eu olhar o lado mau, eu vou ver coisas erradas. E se vemos apenas o lado defeituoso, vamos ver que nosso corpo está em trevas”, esclarece o Bispo Edir Macedo.
E tem mais: quando os seus olhos se encontram em trevas, não somente a sua percepção e o seu relacionamento com os outros estarão comprometidos, mas, também, as situações do seu dia a dia, de modo que você não consegue enxergar oportunidades ou soluções para os seus problemas. Sobre isso, o Bispo Renato Cardoso adverte:
“Se você olhar de forma negativa, se os seus olhos forem maus, então tudo, até as coisas boas, ficarão ruins para você. Guarde esta palavra: os olhos são a lâmpada do corpo, e como você tem olhado para as coisas?”, conclui.
Decida exercitar os seus bons olhos e transforme as trevas de sua vida em luz. E se quer aprender mais sobre o assunto, participe de um dos encontros realizados no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima (clique aqui e confira os endereços).