O prudente e o insensato
Em Mateus 7.24 o Senhor Jesus diz: “Todo aquele pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, se assemelha ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”. O homem prudente é aquele que pensa antes de tomar a própria decisão. Por isso não basta conhecer ou ouvir a Palavra, é preciso praticá-La.
Todo mundo quer garantir uma casa para ter onde ficar por toda a sua vida, mas no trecho Jesus está falando de uma casa espiritual, um local eterno, pois o que há neste mundo é passageiro, um dia tudo vai cair.
As pessoas que constroem sua vida espiritual baseada na Palavra de Deus, que a obedecem, quando sofrem com as intempéries da vida, resistem – assim como uma casa firmada na rocha resiste à chuva, aos ventos fortes e à correnteza dos rios.
Jesus continua dizendo no verso 26: “E aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica é como o homem insensato, que construiu a sua casa na areia”. Estes são os que andam segundo seus sentimentos, suas emoções, que tomam decisões sem pensar. Eles não querem ter o trabalho de fundamentar a casa em algo sólido, querem facilidades. E, quando as chuvas e ventos chegam, essa casa cai.
Quem segue a voz do coração não percebe o risco que corre, pois o sentimento é corrupto, instável, não tem responsabilidade com as próprias atitudes. Se você quer ter sucesso, seja sábio. Ouça e pratique a Palavra de Deus. Obedeça os Seus Mandamentos. Não siga as pessoas do mundo que vivem de acordo com as próprias ideias. Deus não é culpado pela miséria na vida de ninguém. A decisão de ser sensato ou insensato é só sua.