O que a pesquisa de mercado pode fazer pelo seu negócio?
Veja como colocar em prática uma ferramenta para otimizar e alavancar o seu empreendimento
Existem mais de 90 milhões de empreendedores no Brasil, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A entidade também aponta que um em cada dois empreendedores abre o negócio por necessidade. Por outro lado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que 80% das micro e pequenas empresas não chegam a completar um ano de vida. Entre os fatores para o fechamento está a falta de preparação. Muitos microempresários não sabem a utilidade da pesquisa de mercado, por exemplo.
Em relação a ela, Rodrigo Abreu, diretor de comunicação e marketing da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e presidente na Alphagraphics, empresa de soluções de impressão e tecnologia, diz o seguinte: “muitos pequenos empreendedores não utilizam a pesquisa de mercado por falta de conhecimento sobre a sua importância, por limitação de recursos financeiros ou pela falsa percepção de que pesquisa de mercado seja um processo complexo e caro. Há também a tendência de confiar muito na intuição ou em dados informais, o que pode resultar em decisões menos eficazes”.
Ele afirma que a pesquisa de mercado é o ponto de partida para entender o cenário em que uma empresa está inserida. “É uma ferramenta essencial que permite aos empreendedores coletarem e analisarem dados sobre o mercado, incluindo tendências, comportamento do consumidor e a performance de concorrentes, entre outros. Ela aponta informações que são valiosas sobre a necessidade e a preferência do público-alvo e ajuda a identificar oportunidades de negócio e a tomar decisões estratégicas”, diz.
Contudo Abreu avalia que podem ocorrer muitos problemas quando a pesquisa de mercado não é aplicada: “isso pode levar a diversos erros, como ao desenvolvimento de produtos ou serviços que não atendam às necessidades dos consumidores, à precificação inadequada, a uma estratégia de marketing ineficaz e a uma compreensão equivocada do mercado em que se vai atuar. Esses erros podem resultar em desperdício de recursos, em baixa aceitação do mercado e, em casos extremos, até na falência do negócio”, ressalta.
Para Beatriz Ambrosio, mestre em comunicação organizacional, CEO e fundadora da Mention, startup de relações públicas e comunicação, a pesquisa de mercado é uma alternativa para marcas que precisam validar hipóteses, seja sobre um produto, seja quanto a qualquer outra necessidade. “Ela vai auxiliar também na diferenciação de produtos da concorrência e na escolha de fornecedores. Ela ajuda o dono da marca a tomar decisões mais acertadas, mais embasadas em dados. Ter um produto com uma hipótese validada pela pesquisa de mercado aumenta suas chances de sucesso”, avalia.
O custo de uma pesquisa de mercado pode variar muito e depende da complexidade e do método usado, afirma Abreu. “Para pequenos empreendedores existem opções mais acessíveis, como pesquisas on-line, entrevistas com clientes e análises de dados secundários. Há ferramentas gratuitas e de baixo custo que podem ajudar na realização de uma pesquisa eficaz sem ter de fazer um investimento pesado, além do tempo necessário pelo empreendedor para realizá-la”, explica.
Já Beatriz sugere que a pesquisa de mercado seja realizada no momento inicial de uma pequena empresa. “Você pode ter um profissional de pesquisa, se for uma área muito importante para a marca, mas, caso não tenha, existem na internet conteúdos, informações e ferramentas que podem ajudar nesse processo e que vão guiá-lo na realização da pesquisa. Estude e entenda a importância e os impactos que isso vai trazer ao negócio. Afinal de contas, estamos falando de algo que tem muito potencial para trazer respostas valiosíssimas.”
Contudo ela adverte que existem plataformas que oferecem versões em que nem todos os recursos são gratuitos. “São pequenas degustações, mas, para você conseguir o resultado completo da pesquisa e ter acesso a todos os recursos que são necessários para uma pesquisa completamente validada, é necessário pagar e é caro”, diz.
Abreu afirma ainda que o pequeno empreendedor deve investir tempo em entender o mercado, mesmo que seus recursos sejam limitados. “Busque apoio em instituições como o Sebrae, prefeituras que oferecem consultorias a pequenos negócios, associações de classe como a ABF, por exemplo, ou outras. Todas têm muitas informações para serem usadas e, naturalmente, muitas delas são gratuitas. Uma pesquisa de mercado bem-feita pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu empreendimento”, conclui.
Prepare-se com Deus
Se você quer se preparar para enfrentar os desafios do seu negócio, participe das reuniões Prosperidade com Deus que ocorrem na Universal às segundas-feiras.