O que acontece com o corpo no momento da morte?
A ciência aponta para o que a Palavra de Deus nos ensina. Confira
Enquanto a pessoa tem fôlego, ela pode escolher se entregará a vida para Deus ou para as próprias vontades. Depois disso, a alma dela, que é eterna, terá um destino conforme o que ela fez em vida. É interessante notar que a ciência também aponta para o que a Bíblia nos ensina sobre a morte.
O que observar:
No momento da morte, o cérebro, o coração e os rins são os últimos a pararem de funcionar. Porque o sistema nervoso é a parte mais importante para a vida no corpo e, por isso, há este esforço. Os especialistas descobriram que é no funcionamento do cérebro que está a consciência da pessoa. Assim, é possível manter alguns órgãos em funcionamento mesmo com o cérebro parado, porém, é como se a pessoa não estivesse mais ali. Isso se relaciona com o que a Palavra de Deus nos ensina: que o ser humano é algo a mais do que apenas um material com reações químicas. Há uma alma que habita dentro do corpo. E esta alma é a pessoa em sua essência e individualidade.
Um estudo publicado na revista científica “Frontiers in Aging Neuroscience”, já noticiado pelo Portal Universal.org, conseguiu acompanhar, sem querer, a morte de um homem de 87 anos. Ele estava passando por um eletroencefalografia contínua (EEG), mas teve um infarto e faleceu. Os pesquisadores notaram a presença de oscilações neurais do tipo gama (que tem funções cognitivas como memória, sonho e concentração), além de oscilações delta, teta, alfa e beta. Em outras palavras, é como se a pessoa passasse por uma superconsciência e o cérebro, que está funcionando em alta performance, reproduzisse um “filme” da vida da pessoa, com os momentos mais importantes. Por fim, a consciência da pessoa deixa o corpo. É curioso que a pessoa reveja as escolhas que fez em vida antes de falecer, porque a Bíblia diz: “(…) aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo” (Hebreus 9:27). É como se fosse mostrado para a pessoa o caminho que ela escolheu, por meio de suas atitudes, antes de morrer: o Céu ou o inferno.
- Vale acrescentar também que o projeto Aware, de 2014, divulgado na revista Ressuscitation, revelou que 40% dos entrevistados que passaram por uma experiência terminal viram plantas e pessoas ou sentiram muito medo no momento da “morte”. Isso mostra que há um “lugar do outro lado” e que a vida não termina nesta Terra.
Cuide da sua alma:
Há pessoas que não acreditam em Céu, inferno ou na existência da alma. Mas tudo isso é real e a própria ciência consegue notar este fato. Portanto, não se arrisque e aproveite a oportunidade de buscar Deus enquanto há vida.
- Se você deseja conhecer mais sobre o assunto, adquira o livro “Segredos e Mistérios da Alma“, de autoria do Bispo Edir Macedo. Nele, é explicado sobre a existência do corpo, da alma e do espírito e o que é importante você saber para ter uma vida de qualidade.