O que as injustiças revelam sobre sua confiança em Deus?

A novela Gênesis, da Record TV, mostra que José usou os desafios como oportunidades para confiar em Deus e ver os planos do Criador para ele

Imagem de capa - O que as injustiças revelam sobre sua confiança em Deus?

Praticar a justiça é requisito essencial para ter uma vida com Deus, mas Ele deixa claro em Sua Palavra que a maneira justa de viver não nos isentará de sofrer injustiças. A vida de José é um exemplo disso. Quem tem acompanhado os capítulos finais da novela Gênesis, da Record TV, certamente conferiu a sucessão de desventuras que ele, interpretado por Juliano Laham, sofreu enquanto era escravo no Egito.

José era o filho preferido de Israel. Por causa disso, seus problemas começaram dentro de sua própria casa, pois ele sofria com a inveja que os irmãos nutriam por ele. Contudo não era apenas o patriarca que preferia José. O Próprio Deus o havia escolhido, como lhe foi revelado em um sonho. Tal revelação causou nos irmãos tanta indignação que eles tramaram a morte dele. No último instante, entretanto, eles decidiram vendê-lo como escravo.
Como alguém que havia recebido de Deus um plano de futuro tão grandioso se torna escravo da noite para o dia?

Como ser “o maior” ocupando uma posição social fadada a ser a mais insignificante naquela época? José não entendeu o que estava acontecendo, mas tinha aprendido sobre o Deus de Abraão (seu bisavô), de Isaque (seu avô) e de Israel (seu pai). Assim, mesmo sem entender nada, ele escolheu confiar. Como mostra a Bíblia, José não questionou Deus em nenhum momento, tampouco reclamou de seu infortúnio.

Tudo ia “bem”, até que…
Ao chegar ao Egito, José foi vendido como escravo a Potifar (vivido por Val Perré), chefe da guarda de Faraó, e logo ficou encarregado da administração da casa de seu senhor. Mesmo em meio às tribulações, Deus estava com José e, por isso, tudo o que ele fazia prosperava. Entretanto naquele lugar o rapaz sofreria sua segunda injustiça. Assediado constantemente por Neferíades (Dandara Albuquerque), a esposa de Potifar, José revelou seu caráter fiel e temente a Deus. Ele não aceitou as investidas de sua senhora e fugiu. Como vingança pela rejeição, ela o acusou de tentar violentá-la.

Apesar da falsa denúncia, em nenhum momento José expôs o assédio que sofria da parte dela. Como mostraram as cenas da novela, depois de negar que tivesse praticado o abuso, José apanhou de Potifar e foi jogado na prisão.

Mesmo atrás das grades, Deus o abençoou, fazendo com que o carcereiro-mor se afeiçoasse por ele e o colocasse como o administrador da prisão. José teve inúmeras oportunidades de fugir de lá, mas não o fez, pois fugir seria uma forma de confirmar sua culpa. Mais uma vez, José preferiu confiar que Deus faria justiça em sua vida, o que se tornou verdadeiro depois.

Dom de Deus
Depois de passar um bom tempo na prisão, José foi convocado pelo Faraó para interpretar um sonho. O jovem deixou claro que a interpretação seria feita pelo Próprio Deus, que acabou revelando também a solução para o problema mostrado no sonho. Diante do que ouviu, o Faraó decidiu nomear José como o responsável pela administração dos recursos diante da crise alimentar iminente. Naquele instante, o primeiro sonho revelado por Deus a José se realizou: de escravo ele se tornou governador de uma das nações mais poderosas da época.

A injustiça revela você
Um detalhe que muitas pessoas não entendem sobre as injustiças é que elas revelam o caráter de cada indivíduo. Em todas as injustiças, José revelou seu caráter fiel e seu temor a Deus, pois era alguém que confiava no Criador, independentemente das circunstâncias.

Em uma meditação sobre o livro bíblico de Gênesis disponível na plataforma Univer Vídeo, Cristiane Cardoso ressaltou que ter fé é confiar em Deus mesmo quando você não entende os planos dEle. Muitas vezes a impressão que temos é que Deus não está vendo as injustiças vividas, mas Ele está ciente de tudo.

Cristiane explicou que uma das formas de entregar a vida a Deus “é confiar que Ele sabe o que está fazendo. Ele sabe porque tem que demorar, Ele sabe a hora certa de fazer as coisas acontecerem e Ele não vai fazer do seu jeito”, disse.

Ela lembra que nenhuma oração fica indiferente aos ouvidos de Deus. “Então, não O trate como se Ele fosse um de nós que esquece, que não ouve e que não dá valor. Deus dá valor, Deus ouve, Deus sabe e, porque Ele está no controle, você tem que aceitar e se sujeitar ao que Ele está permitindo que você passe. Foque no que Deus tem feito em sua vida e confie nEle, porque Ele sabe o que faz”, finalizou.

imagem do author
Colaborador

Núbia Onara / Fotos: Blad Meneghel