O que define o sucesso ou o fracasso do seu negócio

O futuro do empreendimento não depende só do ramo de atuação, do capital inicial e da estabilidade do país. Descubra o que na verdade o impulsiona

Imagem de capa - O que define o sucesso ou o fracasso do seu negócio

A pergunta que as pessoas mais fazem para as crianças é “o que você quer ser quando crescer?” A maioria revela qual é a profissão que sonha em seguir. Alguns indivíduos mudam de opinião com o passar do tempo e outros seguem com as mesmas convicções.

O relatório executivo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022 mostra que 59,9% dos brasileiros sonham em ter o próprio negócio, 45,9% querem construir sua carreira em uma empresa e 38,1% desejam seguir carreira no serviço público. A motivação de mais de 80% dos empreendedores brasileiros é “ganhar a vida porque os empregos são escassos”, justificativa plausível já que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no quarto trimestre de 2023, mais de 11,6 milhões de brasileiros estavam desempregados ou desalentados.

O GEM 2022 ainda indica que o Brasil tem a segunda maior taxa de empreendedorismo potencial do mundo, praticamente empatado com o Panamá, país que ocupa a primeira posição. Empreender, porém, é um caminho repleto de percalços.

Muitas dificuldades, uma solução
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empreender no País é lidar diariamente com uma série de questões burocráticas, alta carga tributária, dificuldades para obter crédito, ao fazer marketing, de gestão financeira e de pessoas, com capacitação profissional e com a competitividade do mercado.

O Bispo Jadson Santos, responsável pelas palestras Prosperidade com Deus, diz que o segredo para enfrentar as dificuldades e atingir o sucesso é uma Aliança com Ele. “Ter uma Aliança com Deus é ter um compromisso, é ter uma responsabilidade, é você se preocupar em fazer a sua parte e crer que Deus não vai falhar, é obedecê-Lo”, cita. Essa Aliança não é um pré-requisito para empreender, mas definitivamente é o que diferencia quem segue empreendendo e quem vai à falência por dificuldades pontuais ou crises que impactam a todos. Você quer provas? Vamos a elas.

A diferença
O empresário Hugo Alves Prata, (foto abaixo) de 44 anos, chegou às palestras com o nome sujo, vários cheques devolvidos e um mandato de busca judicial e apreensão para o carro. Inicialmente, ele apenas ia à igreja sem que nada acontecesse em sua vida, mas, no momento em que ele decidiu obedecer à Palavra e priorizar a Deus e firmar uma Aliança com Ele, sua vida mudou.

Ele aprendeu que há uma grande diferença entre a prosperidade natural e a prosperidade com Deus, principalmente durante as adversidades. “Nada aconteceu antes que eu me voltasse realmente para Deus. Então, além das palestras, eu compreendi a importância de ir à igreja às quartas e aos domingos, do Espírito Santo e da Aliança com Deus. Na pandemia, quando estava tudo fechado, foi a época das maiores conquistas. Não mandei nenhum funcionário embora, consegui honrar todos os meus compromissos e crescemos”, afirma.

A experiência de Eudes Amaro, (foto abaixo) empresário de 50 anos, foi bem diferente. Ele já era empreendedor, confiava em sua experiência profissional e administrativa, em sua sabedoria e no sucesso obtido anteriormente, mas, apesar de frequentar a igreja, Deus era o último na vida dele e, na crise que afetou o mundo inteiro, em apenas três meses, ele fechou as empresas, foi despejado do apartamento, precisou “morar” no carro e de ajuda até para se alimentar.

Ao perder tudo, ele refletiu em relação às várias vezes em que tinha ouvido falar da importância de colocar Deus em primeiro lugar e firmou, então, a Aliança com Ele. “Deus me deu uma direção. Naquele período de pandemia, recebi uma ligação da Europa e fui convidado a compor uma empresa e assumi essa responsabilidade. A partir daí, em todas as dificuldades, recorro à Palavra de Deus, porque Ela é clara e objetiva. Eu descobri a chave para vencer: colocar Deus como primeiro”, diz.

A pandemia de covid-19 afetou a todos, mas, pelo que lemos neste texto, quem tinha uma Aliança com Deus permaneceu não apenas firme, mas, crescendo, enquanto outro perdeu tudo até reconhecer que era essa Aliança que lhe faltava. Essa é a diferença entre quem tem e quem não tem uma Aliança com Deus: “um está sozinho e o outro está com Deus. Quando a pessoa realmente tem uma Aliança com Deus, ela passa por qualquer guerra, por qualquer sufoco, por qualquer deserto, pelo vale da sombra e da morte e prevalece. Porque quando tudo está bem é fácil, agora, quando vem a ‘rebordosa’, só quem tem uma Aliança com Deus consegue prevalecer e tem condições de superar. Pode o mundo cair ou estar caindo que quem tem uma Aliança com Deus está de pé”, conclui o Bispo Jadson

Abre e fecha

Mais de 720 mil empresas foram abertas entre janeiro e fevereiro deste ano e quase 420 mil já fecharam

FONTE: Mapa de Empresas do Governo Federal

Empreendedorismo

Estima-se que o Brasil tenha 42 milhões de empreendedores e, até 2025, mais 51 milhões de brasileiros também deverão fazer o mesmo

FONTE: GEM 2022

imagem do author
Colaborador

Laís Klaiber / Fotos: andresr\gettymages / cedidas