O que diferencia o cérebro do homem?
Veja como usar a sua mente de forma plena para exercitar sua verdadeira natureza
Quem já não ouviu falar que o homem é mais cabeça fria do que a mulher para resolver os problemas? A maneira distinta de homens e mulheres pensarem e reagirem às questões da vida é um assunto que quase sempre está nas rodas de conversa. Enquanto a mulher tende a agir, muitas vezes, com mais impulsividade, embora essa não seja uma característica exclusiva dela, o homem costuma ser, de forma geral, mais racional e menos emocional diante das dificuldades.
Ocorre que uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriu que há realmente distinções entre a cabeça masculina e feminina e como isso diferencia suas ações. O estudo concluiu que o cérebro do homem tem maior corpo estriado, uma região cerebral ligada à tomada de decisões e à motivação, o que mostra que os homens teriam maior propensão a ações e posturas ligadas a isso do que as mulheres.
A pesquisa, na verdade, reforça o que a Bíblia já diz há muito tempo: “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo” (1 Coríntios 11.3). Entretanto, na prática, mesmo com essa orientação descrita na Palavra, o que se vê é que muitos homens têm deixado de tomar decisões, o que traz consequências diretas para a sua vida. Esses homens permitem simplesmente que a vida lhes aponte qualquer direção a seguir – que, quase sempre, não é a mais acertada.
Contudo, assim como Deus não abdica de sua responsabilidade de comandar e ajudar seus filhos, o homem não deve fugir de sua própria natureza e se esquivar de tomar decisões quando isso é necessário. Ao fugir de suas incumbências, muitos homens não medem as consequências. Ao mesmo tempo, quem age dessa forma costuma ser o primeiro a reclamar quando as coisas dão errado. Mas que fique claro: não decidir também é uma decisão e a tendência é mesmo que algo dê errado se isso acontecer, o que não diminui a responsabilidade pelas consequências.
É verdade que muitas vezes as dificuldades do dia a dia causam medo e frustração e nesse contexto pode parecer que fugir da responsabilidade seja bom. Contudo o homem pode e deve buscar ajuda se precisar de orientação. Ao lado de Deus, essa sabedoria para lidar com os problemas e a inspiração para resolvê-los serão sempre garantidas, bastando para isso que o homem aceite Jesus como o seu Senhor. Isso lhe dará forças para que jamais fuja de suas responsabilidades, seja um homem de verdade e exercite sua verdadeira natureza.