O que é a “oferta alçada”, descrita na Bíblia?

Durante a “Palavra Amiga”, o Bispo Edir Macedo esclareceu sobre o tema

Imagem de capa - O que é a “oferta alçada”, descrita na Bíblia?

Certa vez, o Senhor Jesus estava sentado em frente ao local onde as pessoas ofertavam, no Templo. E uma viúva deixou ali duas moedinhas. Então, o Mestre chamou os Seus discípulos e lhes disse que ela colocou a maior oferta de todas (Marcos 12:41-44, Lucas 21:1-4).

Por que o próprio Deus teria ficado naquele local, avaliando as ofertas das pessoas? Você já pensou sobre isso?

A “oferta alçada”

Durante a programação da “Palavra Amiga”, exibida no dia 26 de agosto, o Bispo Edir Macedo refletiu sobre o tema.

“No Antigo Testamento, no Templo, todos os sacerdotes que foram escolhidos por Deus tinham uma única função: receber as ofertas e os dízimos do povo. Mas, havia uma oferta que era especial: a ‘oferta alçada’. Era a oferta mais importante”, recordou.

Este tipo de oferta é citado em Êxodo, capítulo 25, versículo 2: “Fala aos filhos de Israel, que Me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a Minha oferta alçada.”

O que isso significa?

Em outras palavras, Deus desejava que a vontade de agradá-lO partisse dos próprios adoradores. E não que fosse algo imposto por uma lei dEle. Ou seja, Deus espera que tenhamos carinho por Ele. Porque, geralmente, uma oferta vem acompanhada do interesse por uma bênção.

“Não é uma oferta que as pessoas costumam dar. Por exemplo: ‘Estou Te dando esta oferta, para que o Senhor me dê isso ou aquilo’. Oferta alçada é uma oferta voluntária”, explicou o Bispo Macedo.

Assim, é uma oferta sem qualquer interesse. Dada por livre e espontânea vontade para Deus. É um amor puro.

“Este tipo de oferta é espontâneo, da pessoa querendo exprimir o seu amor e gratidão para com Deus. E era exatamente isso o que o Senhor Jesus estava observando”, disse.

Portanto, somente na oferta daquela viúva pobre ocorreu a “oferta alçada”, de gratidão e desinteressada. Foi um sentimento profundo de oferecer a Deus o que ela tinha de melhor e sem querer algo em troca.

Dízimo é diferente de oferta

Ao final, o Bispo Macedo observou que o dízimo é diferente da oferta. Na Bíblia, é esclarecido que os dízimos são a devolução dos primeiros dez por cento do que recebemos (Neemias 10:35, Levítico 27:30, Deuteronômio 14:22).

Palavra Amiga

De segunda a sexta-feira, ao meio dia, o Bispo Edir Macedo traz orientações espirituais com base na Bíblia, por meio da “Palavra Amiga”.

Você pode acompanhá-la pela página oficial do Bispo Macedo no Facebook, pelo Univer Vídeo ou pela rádio Rede Aleluia (99.3 FM).

imagem do author
Colaborador

Daniel Cruz / Foto: Getty Images