O que é um homem de verdade?

Veja como fazer e qual exemplo seguir para se tornar um deles

Imagem de capa - O que é um homem de verdade?

Muitos não sabem, mas 15 de julho é lembrado como o Dia do Homem. A data serve para chamar a atenção para a saúde masculina tanto no aspecto físico como no mental e também nos remete, por meio da conduta que devemos ter com nossa própria saúde, a questionamentos sobre o que é ser homem hoje em dia.

Diante das opiniões mais diversas e até conflituosas que o mundo oferece, uma boa parcela de homens está confusa e não tem a real dimensão das responsabilidades que ser homem trazem e de como agir nas situações em que a vida exige que sejam homens de verdade.
Há quem tenha dúvidas se precisa ter determinação e coragem e se essas características são fundamentais na personalidade masculina. Outros não têm certeza se essas e outras qualidades, como liderança, podem ser desenvolvidas e qual o peso delas em sua conduta diária. Será que as incertezas sobre o que é ser homem também se estendem à necessidade de ser forte, ético e como as outras pessoas veem um homem “de verdade”?

O fato é que o exemplo de como um homem deve ser é muito bem descrito na Bíblia: Jesus. Olhando para Ele, qualquer dúvida cai por terra. Ele é a síntese da masculinidade aliada a características que todo cristão deve ter, pois Ele era íntegro, piedoso, suportava a oposição sem desanimar e demonstrava a todos que era um homem de palavra e cheio do Espírito Santo: vivia em completa obediência e dependência da
Vontade de Deus.

Entre outros versículos que nos mostram como o homem deve ser, a Bíblia descreve o seguinte em 1 Coríntios 16.13-14: “Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos. Todas as vossas coisas sejam feitas com amor”. Em outras palavras, o homem deve ser verdadeiro e vigilante contra o perigo, corajoso diante da oposição, persistente nas provações e, acima de
tudo, amoroso.

Ao seguir esse caminho, Jesus demonstrava naturalmente a sua maturidade, algo muito diferente do que vemos atualmente, pois muitos homens estão perdidos em jogos, distrações e comportamentos infantis. O escritor e palestrante Renato Cardoso já falou desse tema nas reuniões que ministra no Templo de Salomão, em São Paulo, e observou o seguinte: “muitos homens ainda não desistiram das ‘coisas de menino’. São homens só no corpo. Para que o homem seja forte, ele tem que deixar as ‘coisas de menino’, tem que traçar uma linha na sua vida para entender que o tempo de menino já passou”.

Se você quer assumir suas responsabilidades como homem, reserve um tempinho para avaliar se não está abusando das “coisas de menino” e deixando as “coisas de homem” de lado. Se tiver dúvidas (e é normal que elas existam), se espelhe sempre no exemplo de Jesus contido na Bíblia. Leia com atenção e pratique diariamente esses ensinamentos e não deixe de participar do Projeto IntelliMen, cujos desafios, baseados na Palavra de Deus e atualizados para os dias de hoje, certamente o ajudarão a se tornar um homem melhor.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: martin-dm/getty images