O que está acontecendo com o planeta Terra?
Notícias sobre fenômenos naturais em diversos lugares marcaram as últimas semanas
Uma chuva pesada em Ottawa, no Canadá, com 77 milímetros de água, inundou as ruas, deixando a população assustada no dia 10 de agosto. A entrada do Edifício Pebb, em Riverside Drive, chegou a ficar coberta de água, por exemplo. Foi algo incomum para o local.
Incêndios no Havaí:
Não foi só em Ottawa que algo estranho aconteceu. Diversos incêndios florestais tomaram o Havaí, na segunda semana de agosto. Com 93 mortes até o dia 13 (um número que pode aumentar, segundo as autoridades), esse tipo de fogo foi o mais letal do século nos Estados Unidos. Sobre a origem dos incêndios, o que se sabe é que o calor enfrentado pelo hemisfério norte tem sido muito forte. António Guterres, secretário-geral da ONU, chegou a chamar o fenômeno de aquecimento de “era da fervura global”. Como o Universal.org noticiou anteriormente, em julho deste ano, tivemos o El Niño e no mês seguinte foi registrado o dia mais quente na média global. O clima seco também ajudou a propagar os incêndios no Havaí. Acompanhe o vídeo:
Extremely dangerous wildfire situation is ongoing in West Maui as strong winds up to 60 mph are pushing flames toward populated areas in and around Lahaina.
pic.twitter.com/YxRvQp7AxI— Colin McCarthy (@US_Stormwatch) August 9, 2023
Tempestade de areia no Marrocos:
No dia 10 de agosto, uma tempestade de areia atingiu Marrakesh e Agadir, no Marrocos, deixando o céu avermelhado. Uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridas. Confira imagens no vídeo abaixo:
Wowww!! Yesterday in #Marrakech, #Morocco a huge #sandstorm turned the sky red… pic.twitter.com/CFtxeMZeTD
— Volcaholic 🌋 (@volcaholic1) August 11, 2023
O que notar:
Segundo um estudo, da Earth Commission, publicado na revista Nature, no dia 31 de junho deste ano, de oito limites de segurança ambiental, sete já foram ultrapassados. A pesquisa mapeou, por exemplo, “contaminação das águas”, o “clima” e a “poluição do ar”.
- O estudo aponta que, em uma linguagem simples, a Terra “está, realmente, muito doente”. Os pesquisadores, ainda, relembram sobre a importância da manutenção do ecossistema e a redução do uso de energias não renováveis.
Além disso:
No Brasil, o cenário não é diferente. Dados da Confederação Nacional de Municípios mostraram que desastres como alagamentos e tempestades atingiram 93% dos municípios do Brasil, entre 2013 e 2022. Ao todo, foram mais de 4,2 milhões de brasileiros desalojados. O pior resultado foi registrado em 2022.
Fim dos Tempos:
Uma visão panorâmica do clima e dos fenômenos naturais pelo mundo mostra que algo está acontecendo com o planeta. A Bíblia nunca escondeu que o fim da Terra seria marcado por sinais. Por isso, é importante que os cristãos aprendam a discernir o que está escrito.
- No livro “A Terra vai pegar fogo“, o Bispo Renato Cardoso ensina: “A palavra ‘apocalipse’ significa ‘revelação’. O Livro do Apocalipse traz à luz ‘as coisas que brevemente devem acontecer’, incluindo os acontecimentos no final dos tempos, o livramento dos salvos, o julgamento dos que rejeitaram a salvação e o destino final de todos os seres físicos e espirituais”.
- Se você deseja saber detalhes sobre o tema, adquira o seu exemplar.