O que fazem o prefeito e o vereador?

Às portas das eleições, é importante pesquisar sobre quem vai te representar e cuidar da sua cidade

Imagem de capa - O que fazem o prefeito e o vereador?

Estamos em contagem regressiva para as Eleições Municipais 2024, onde os brasileiros escolherão os prefeitos e vereadores das mais de 5,5 mil cidades do País. O primeiro turno acontecerá em 6 de outubro e o segundo em 27 de outubro.

Para votar é preciso comparecer na seção eleitoral portando um documento de identificação, que pode ser: RG, passaporte, carteira de trabalho, CNH ou aplicativo e-Título (opção exclusiva para quem cadastrou a biometria). O título de eleitor também pode ser utilizado, mas sempre acompanhado de um documento com foto. Também é recomendado levar uma cola para não esquecer os números
dos candidatos.

Mas antes disso é preciso entender quais as responsabilidades de cada cargo. Afinal, como escolher um representante sem saber o que ele deve fazer? No infográfico ao lado é possível entender de forma detalhada quais são as funções de um prefeito e de um vereador.

Cuidado!

Representar o povo é uma função muito importante que impactará os próximos anos de cada cidade, por isso é preciso pesquisar sobre o candidato que receberá seu voto. Saber sobre sua índole e caráter é importante, assim como avaliar seus objetivos e as causas que defende.
Com relação aos prefeitos, as eleições são majoritárias, assim vence quem tiver o maior número de votos. Mas no caso dos vereadores, o sistema é proporcional, o que requer mais atenção. Isso porque, apesar de ser importante um candidato ter muitos votos, também é levada em consideração a quantidade de votos do partido. Por isso, muitos partidos investem em pessoas famosas, mesmo as que não têm perfil político, para aumentar o número de votos e conquistar mais cadeiras na Câmara de Vereadores.

“É importante verificar a lista das candidaturas do partido. Você tem que pensar que, se você está votando em uma pessoa que você gosta, mas ela está em um partido que não te representa, seu voto pode acabar puxando outras pessoas que você não apoia”, relata Gabriel Lana, cientista político.

Para ele, os partidos têm alguma identidade e por isso é importante buscar um candidato dentro de um partido que se alinhe com suas ideias e expectativas.

Saiba mais:

Leia as demais matérias dessa e de outras edições da Folha Universal, clicando aquiFolha Universal, informações para a vida!

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Arte; Edi Edson