O que fazer na Semana Santa?

Este é um período muito importante na história da humanidade. Entenda

Imagem de capa - O que fazer na Semana Santa?

Na Semana Santa, os cristãos costumam jejuar, orar, buscar a comunhão com Deus e participar dos momentos em união na igreja.

Semana Santa:

  • A Semana Santa começou no Domingo de Ramos e terminou no Domingo de Páscoa, com a ressurreição de Jesus Cristo. Confira o que a Bíblia diz sobre como foi esse período:

Domingo de Ramos:

  • Jesus entra em Jerusalém e é recebido por uma multidão que O aclama como Rei. Desse modo, este evento ficou conhecido como “Entrada Triunfal”. “Aquele povo, dias depois, gritaria: crucifica-O!’ Esse tipo de atitude da parte das pessoas ilustra muito bem o que é a fé emotiva. Ou seja, é quando as pessoas têm a fé sujeita ao momento e ao que elas sentem”, observou o Bispo Renato Cardoso.

Segunda-feira:

  • O Bispo acrescenta que, em Marcos 11:12-19, vemos que Jesus saiu de Betânia e, tendo fome, viu uma figueira. Porém, ela não Lhe deu frutos. “Não era tempo de frutos, mas a figueira tinha uma aparência de que tinha frutos (a folhagem indicava). Esse ato nos mostra o poder magnífico da fé em falar até com as coisas inanimadas.
  • Além desse ensinamento, a lição que nós tiramos também é que Deus não Se impressiona com a aparência religiosa. Nós sabemos que a figueira era um símbolo de Israel”, apontou o Bispo. Analogamente, pela Bíblia, vemos que o povo era religioso, os líderes faziam um “teatro” religioso, mas eles não tinham o verdadeiro fruto da fé.

Terça-feira:

  • Nos capítulos 11, 12 e 13 de Marcos, vemos que foi um dia cheio de acontecimentos para o Senhor Jesus. Os discípulos voltaram para o local onde estava figueira, que havia secado, e Jesus deixou um exemplo de fé com a figueira (sabemos que podemos ordenar até mesmo sobre as doenças, por exemplo, determinando a cura de alguém).
  • Ele, igualmente, ensinou sobre perdão e sobre o mandamento de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (em outras palavras, fazer o que é certo para as pessoas). (Confira a mensagem completa do Bispo Renato Cardoso aqui).

Quarta-feira:

  • Neste dia, o Senhor Jesus foi ungido com um nardo caríssimo por Maria, irmã de Lázaro e Marta, em um ato de adoração e entrega total.
  • Segundo o Bispo Renato Cardoso, o gesto de Maria mostra o verdadeiro valor que damos a Deus. “Jesus disse que não se pode servir a dois senhores: ou servirá a Deus, ou a Mamom (as riquezas)” (Mateus 6:24).
    O perfume custava cerca de 300 denários — o equivalente a quase um ano de trabalho.
  • O Bispo explica que esse episódio reforça por que Deus instituiu as ofertas: para nos lembrar quem é o maior em nossas vidas. “Toda a Semana Santa foi marcada por ofertas, pelo tema do dar e receber na vida de Jesus”, diz.

Quinta-feira:

Sexta-feira Santa:

  • Jesus é julgado, condenado, torturado e crucificado para que a humanidade tivesse a chance de salvação eterna.

Sábado de Aleluia:

  • O corpo de Jesus é levado ao túmulo e os discípulos lamentam a Sua “morte”. Ao fim da tarde do dia anterior, um homem rico chamado José, vindo de Arimateia, que era discípulo de Jesus Cristo, pediu o corpo a Pilatos para sepultamento.

Domingo de Páscoa:

  • Por fim, Jesus ressuscita e faz várias aparições, sendo a primeira para Maria Madalena.
  • Em Apocalipse, encontramos Cristo já glorificado: “E eu [apóstolo João], quando O vi [Jesus Cristo], caí a Seus pés como morto; e Ele pôs sobre mim a Sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último; e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno” (Apocalipse 1:17-18).

O que é “Sexta-feira da Paixão” e por que Jesus morreu na cruz?

O que fazer:

  • Assim, este é um período de muita reflexão espiritual. É o momento ideal para nos aproximarmos de Deus e avaliarmos como temos conduzido a nossa vida diante dEle.
  • Pois, a humanidade estava caminhando para uma separação eterna do Criador. Mas Deus criou uma solução para evitar essa tragédia.
  • Em outras palavras, Jesus Cristo morreu na cruz para trocar a vida dEle pela nossa. O salário do pecado é a morte (Romanos 6:23). Então, Ele pagou o preço dos nossos pecados com a morte dEle.
  • É, no mínimo, prudente procurar saber do que, realmente, se trata esse período e a importância dEle.

Evento “A Família ao Pé da Cruz”, na Sexta-feira Santa:

No dia 18 de abril, ocorrerá o evento especial “A Família ao Pé da Cruz“. Será um momento para nos dedicarmos ao real significado dessa data. Procure por mais informações em uma Universal próxima (consulte o endereço aqui).

Leia também:

imagem do author
Colaborador

Da Redação / Foto: iStock